Associação dos gondoleiros de Veneza decide diminuir a quantidade de passageiros em cada embarcação por conta do peso e da segurança
Veneza é um dos destinos mais desejados (e visitados) do mundo. Fazer um passeio de gôndola, seja diurno ou seja durante a noite, é uma das atividades mais românticas do planeta.
Agora, a Associação dos Gondoleiros de Veneza decidiu reduzir a quantidade de passageiros em cada barco. Porém, ao contrário do que muitos podem imaginar, a mudança não acontece por conta da COVID-19, mas sim por conta do peso dos turistas nas gôndolas.
Cuidado, gordinhos, vocês podem afundar os barcos
A decisão pode parecer estranha, mas tem algumas explicações lógicas. Uma delas — a oficial — é a de que os turistas aumentaram de peso nos últimos dez anos e que esse aumento de peso prejudica a segurança das embarcações — que ficam mais difíceis de controlar e podem até afundar.
Porém, dizem vários especialistas e políticos italianos, a decisão tem por objetivo “fugir” das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, que exigem um distanciamento social que poderia inviabilizar os passeios de gôndola.
Gondoleiros fazem redução insignificante
A redução implementada tem todas as características de um conveniente engodo. A Associação dos Gondoleiros decidiu que as gôndolas que têm capacidade para até seis passageiros só poderão levar…cinco!
Mais interessante é a redução nas embarcações maiores. Elas passam de 14 passageiros para uma lotação máxima de 12!
Como podemos notar, as pessoas continuarão bastante perto uma das outras, desrespeitando a distância mínima (1,82 m) imposta pelo Governo por conta da COVID-19.
É bom ressaltar que Veneza vive quase que praticamente do turismo. Em 2019, foram mais de 30 milhões de visitantes na cidade, que possui apenas 53 mil moradores. Portanto, reduzir drasticamente o número de passageiros nas gôndolas iria impactar de maneira severa a quantidade de dinheiro entrando na economia da cidade.
Outra decisão controversa foi dar aos filhos dos gondoleiros o direito de se tornarem gondoleiros sem que precisem fazer os testes “obrigatórios” de história e do idioma italiano.
Realmente as coisas estão mudando no mundo. Dias estranhos.
One Reply to “Gondoleiros de Veneza dizem que turistas estão ‘pesando muito’”