Os países devem manter as suas fronteiras fechadas?

Organização Mundial da Saúde está encorajando as nações a adotarem medidas que permitam a volta das viagens internacionais e a reabertura das fronteiras de maneira segura

Fronteiras sendo reabertas

Sabemos que a pandemia é uma ameaça real a saúde das pessoas em todo o mundo. Porém, enquanto tomamos cuidado para nos mantermos seguros, o tempo prolongado desse isolamento social cobra seu preço.

Os problemas econômicos e até mesmo psicológicos fizeram com que até a Organização Mundial da Saúde (OMS) passasse a encorajar os países a adotarem medidas permanentes que permitam a reabertura das fronteiras e a volta das viagens internacionais.

Planeje a sua futura viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Decisão inevitável

A volta da “normalidade” é inevitável, mesmo enquanto não existe uma vacina.

— Será impossível para os países manterem suas fronteiras fechadas por muito mais tempo. As Economias precisam voltar a funcionar, as pessoas necessitam voltar ao trabalho, o Comércio Internacional precisa ser retomado e as pessoas, produtos e serviços precisam se movimentar. Mas tudo isso tem que acontecer de uma maneira segura, com riscos mínimos — diz o Dr. Michael Ryan, diretor-executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS.

Ainda segundo o Dr. Ryan, a preocupação dos governantes em tentar impedir a transmissão do novo coronavírus entre países e regiões é legítima e as restrições impostas ao turismo funcionaram. Porém, a abertura das fronteiras é inevitável.

Para isso, a OMS está sugerindo que sejam reforçadas as políticas que impeçam as pessoas infectadas de viajarem e que checagens sejam feitas para monitorar todos os viajantes, mesmo depois da chegada ao destino.

Segundo a OMS, as ações básicas para evitar a transmissão da COVID-19 são:

  • Manter uma distância segura das outras pessoas;
  • Lavar sempre as mãos;
  • Evitar aglomerações e locais fechados;
  • Usar máscara


A colocação da OMS sobre a reabertura das fronteiras acontece pouco tempo depois que as principais empresas aéreas da Europa e EUA informaram estarem testando protocolos para a volta dos voos entre os dois destinos.

Várias cias. aéreas estão planejando a volta das atividades (mais detalhes ainda essa semana no Blog do Feroli). Então, parece, essa “sugestão” da OMS parece que vai acontecer em um futuro não muito distante.

One Reply to “Os países devem manter as suas fronteiras fechadas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *