
Os países devem manter as suas fronteiras fechadas?
01/08/2020Organização Mundial da Saúde está encorajando as nações a adotarem medidas que permitam a volta das viagens internacionais e a reabertura das fronteiras de maneira segura
Sabemos que a pandemia é uma ameaça real a saúde das pessoas em todo o mundo. Porém, enquanto tomamos cuidado para nos mantermos seguros, o tempo prolongado desse isolamento social cobra seu preço.
Os problemas econômicos e até mesmo psicológicos fizeram com que até a Organização Mundial da Saúde (OMS) passasse a encorajar os países a adotarem medidas permanentes que permitam a reabertura das fronteiras e a volta das viagens internacionais.

Planeje a sua futura viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!
Decisão inevitável
A volta da “normalidade” é inevitável, mesmo enquanto não existe uma vacina.
— Será impossível para os países manterem suas fronteiras fechadas por muito mais tempo. As Economias precisam voltar a funcionar, as pessoas necessitam voltar ao trabalho, o Comércio Internacional precisa ser retomado e as pessoas, produtos e serviços precisam se movimentar. Mas tudo isso tem que acontecer de uma maneira segura, com riscos mínimos — diz o Dr. Michael Ryan, diretor-executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS.
Ainda segundo o Dr. Ryan, a preocupação dos governantes em tentar impedir a transmissão do novo coronavírus entre países e regiões é legítima e as restrições impostas ao turismo funcionaram. Porém, a abertura das fronteiras é inevitável.
Para isso, a OMS está sugerindo que sejam reforçadas as políticas que impeçam as pessoas infectadas de viajarem e que checagens sejam feitas para monitorar todos os viajantes, mesmo depois da chegada ao destino.
Segundo a OMS, as ações básicas para evitar a transmissão da COVID-19 são:
- Manter uma distância segura das outras pessoas;
- Lavar sempre as mãos;
- Evitar aglomerações e locais fechados;
- Usar máscara
A colocação da OMS sobre a reabertura das fronteiras acontece pouco tempo depois que as principais empresas aéreas da Europa e EUA informaram estarem testando protocolos para a volta dos voos entre os dois destinos.
Várias cias. aéreas estão planejando a volta das atividades (mais detalhes ainda essa semana no Blog do Feroli). Então, parece, essa “sugestão” da OMS parece que vai acontecer em um futuro não muito distante.
[…] VER CONTEÚDO COMPLETO […]