Europa vai proibir uso de utensílios de plástico a partir de 2021

Países da União Europeia e o Reino Unido aprovaram a proibição do uso de vários itens individuais produzidos com plástico

UE proíbe plástico

Assim como já acontece em várias cidades brasileiras, o uso de alguns utensílios de plástico individuais — canudos, copos, pratos, etc — serão proibidos em 27 países da União Europeia e Reino Unido.

A proibição começa em 3 de julho de 2021, o que significa que os turistas terão que esquecer alguns mimos e hábitos de viagem, já que restaurantes e lanchonetes não poderão mais oferecer tais produtos.

A iniciativa é mais uma na direção de tentar salvar o planeta da nossa própria fome por poluir terras e mares.

Nem o coronavírus adia a proibição

A proposta de proibição do uso do plástico em itens individuais foi colocada em pauta em maio de 2018 e aprovada em abril de 2019. E, apesar dos problemas causados pela COVID-19 e de alguns pedidos para que a implementação dessas medidas fosse adiada, nada foi modificado.

O que foi proibido

UE proíbe plástico

A lista de itens que desaparecerão em 2021 é muito parecida com as que estão sendo proibidas no Brasil. A diferença é que por aqui as proibições partem dos estados e municípios, enquanto na Europa a tomada de consciência é tomada por parte dos governos federais.

A lista de itens nem é tão grande, mas deve fazer uma enorme diferença em termos de poluição se pensarmos que praticamente todo turista utiliza vários desses objetos feitos de plástico por dia quando está viajando.

  • Pratos
  • Talheres
  • Canudinhos
  • Copos
  • Recipientes de alimentos
  • Copos e xícaras de café e chá
  • Palitos para segurar balões de gás

Garrafas serão o próximo alvo

Apesar da proibição do uso de utensílios de plástico não inclua as garrafas, elas passarão por modificações até 2030, quando, passando por várias fases, terão que ter em sua composição 30% de material reciclado.

Vamos torcer para que esses prazos sejam cumpridos e que não seja tarde demais para salvar o planeta.

JOHNNIE WALWER

One Reply to “Europa vai proibir uso de utensílios de plástico a partir de 2021”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *