No primeiro momento, as medidas do Governo do Chile terão como alvo, hotéis e restaurantes. Em um segundo estágio, serão lançados protocolos de saúde e higiene para centros de esqui, vinícolas e outros serviços
Ainda vai demorar um pouco para que a “normalidade” retorne, mas os países já estão se preparando para a volta do Turismo. Um dos que já se adianta ao que será absolutamente necessário para reconquistar a confiança das pessoas é o Chile.
O país acaba de anunciar que lançou uma série de novos protocolos para reabertura do Turismo nos próximos meses. No primeiro momento, as medidas miram em hotéis e restaurantes.
Há planos para que, em um segundo estágio, novos protocolos sejam definidos para serviços mais específicos, como centros de esqui, vinícolas e áreas de proteção ambiental.
Plano Nacional de Turismo do Chile
Como qualquer país que se preocupa com o Turismo, o governo do Chile criou um Plano Nacional de Turismo, onde técnicos do Ministério da Economia, Desenvolvimento e Turismo, desenvolveram uma série de protocolos sanitários, visando proteger trabalhadores do setor e, claro, os turistas.
- Algumas viagens já são possíveis, mas devemos fazê-las?
- Passageiro que não usar máscara pode perder privilégios em aviões
Importante ressaltar que esses protocolos foram pensados para ajudar na reativação do setor, depois que tenha passado o pico de contágio no Chile.
— Recuperar a confiança dos turistas será essencial para o futuro renascimento do setor”, declarou a subsecretária de Turismo, Mónica Zalaquett. “A segurança e saúde dos viajantes se tornará um elemento muito importante na competitividade dos destinos; portanto, a implementação desses protocolos e guias de recomendação, que foram trabalhados em conjunto com a indústria, é vital para enfrentar a etapa de reativação. que esperamos implementar assim que a autoridade de saúde autorizar — disse Lucas Palacios, Ministro da Economia, Desenvolvimento e Turismo do Chile.
O que dizem os protocolos do Chile?
As recomendações contidas nos protocolos contam com recomendações gerais sobre como limpar e higienizar os espaços de trabalho e ambientes turísticos, além de instruir os empreendimentos de Turismo sobre as novas formas de interagir com o hóspede ou cliente.
Ou seja, com distanciamento físico, medição de temperatura e disponibilização de álcool para limpeza das mãos.
Além disso, as recomendações ainda mostram como empreendimentos de Turismo devem agir no caso de um caso positivo de Covid-19.
Abaixo algumas das ações propostas
Meios de acomodação e restaurantes
O protocolo para estabelecimentos de hospedagem turística inclui recomendações sobre a disponibilidade de materiais de higiene em vários pontos do estabelecimento, processos de limpeza e higienização profunda, medidas que garantem distanciamento físico entre hóspedes, eliminação do serviço de buffet e ainda um guia sobre isolamento de possíveis casos positivos de Covid-19 em viajantes ou funcionários.
No caso dos restaurantes, as recomendações são semelhantes em termos de adoção de medidas estritas de limpeza e saneamento, mas também contam com um guia específico para entrada e saída das instalações, para o cuidado e disposição de mesas e para gerenciamento de cozinha e manipulação de alimentos, além de novas práticas ao atender o cliente.
Vinícolas, Estações de Esqui e Eventos
As autoridades de turismo destacaram que, em um segundo estágio, serão disponibilizadas recomendações para segmentos mais específicos de Turismo, como centros de esqui, eventos corporativos, agências de viagens e operadores turísticos, guias de turismo, turismo de aventura, turismo rural, vinícolas, e áreas de proteção ambiental abertas para o Turismo.
Quem quiser saber mais sobre as recomendações do Governo do Chile, todas elas estarão disponíveis para download gratuitamente nos links: