Receita: Canelone feito com massa de lasanha

Receita: Canelone feito com massa de lasanha

01/05/2020 0 Por Fernando de Oliveira

Uma opção para preparar um prato italiano que fuja do tradicional macarrão. Canelone é massa, mas permite recheios de todos os tipos, dos mais saudáveis até aqueles bem heavy

 

 

Precisamos ser criativos durante essa interminável quarentena. Uma das maneiras mais prazerosas de passar o tempo é cozinhando. Sendo assim, vamos compartilhar mais uma receita fácil e gostosa para ser feita por (quase) qualquer um.

Pode ser verdade que o isolamento social seja um fator que facilite o ganho de peso, mas não é porque não devemos (podemos) sair para caminhar que devemos esquecer das massas. É só não exagerar.

Transformando a lasanha em canelone

Como a maioria das pessoas não sabe ou tem equipamentos para fazer macarrão em casa e como canelones prontos geralmente são um pouco caros, vamos fazer um que saia mais barato.

Conha do Feroli para fazer canelone

Equipamento

1 Travessa
1 Panela funda
1 Faca
1 Pegador de alimentos
1 Tábua de corte
1 processador

Ingredientes

Massa para lasanha (fresca)
Molho de tomate (1 sachê)
200g de mussarela em fatias ou ralada
200g de presunto
½ ricota temperada
Cebolinha (a gosto)
Sal (a gosto)
Queijo parmesão (opcional)
Leite (a gosto)

Modo de fazer (recheio)

A possibilidade de recheios é praticamente infinita. Vou explicar como fazer um recheio de presunto com ricota, mas nesse mesmo da também fiz alguns de ricota com palmito e os tradicionais de queijo e presunto. Ou seja, use a imaginação e o que tiver na despensa.

Pegue o presunto e a ricota temperada (caso não encontre a temperada, pode comprar a comum e temperar com as ervas de sua preferência) e coloque no processador com uma pitada de sal. Bata até que vire uma paçoca. Acrescente um pouco de leite (aproximadamente 30 ml ou uma xícara de café expresso) e bata até ficar com a consistência de um creme. Reserve.

Modo de fazer (massa)

Primeiro um detalhe importante: a massa precisa ser aquela fresca, que é vendida nas geladeiras dos supermercados e que vem em lâminas largas. Essa receita não pode ser feita com massa seca.

Dito isto, a coisa é bem simples. Pegue uma panela e coloque água para ferver. Separe a quantidade de lâminas que quer usar e corte-as ao meio. Ou seja, cada lâmina vai se transformar em dois canelones.

Depois de cortadas, pegue cada uma delas com o pegador e mergulhe na água quente por apenas alguns segundos (não mais que 3) até que ela fique macia e coloque na tábua. Então, passe um pouco do molho de tomate (só para manter úmida a massa) e impedir que  canelone se quebre.

Pegue a mussarela e coloque sobre a massa. Então, coloque o recheio em toda a extensão da massa e enrole. Caso ache que as fatias de mussarela estão finas demais, coloque mais uma fatia antes de enrolar os canelones.

Depois de usar toda a massa (a quantidade de recheio deve dar para oito canelones) arrume na travessa, coloque mais um pouco do molho de tomate, o que sobrou da mussarela, polvilhe com o parmesão e leve ao forno pré-aquecido (180⁰C) por uns 5 minutos.

Retire do forno e sirva em seguida.

Anúncios