Perseverança, justiça e ótimas atuações em ‘Luta por Justiça’

Filme estrelado por Michael B. Jordan e Jamie Foxx, “Luta por Justiça” conta mais uma história real sobre racismo e preconceito nos estados do Sul/Sudeste dos Estados Unidos

Luta por Justiça (Just Mercy, no original) é mais um dos muitos filmes baseados em histórias reais que falam sobre preconceito e injustiça nos estados do Sul/Sudeste dos Estados Unidos, neste caso o Alabama.

O longa conta a história do advogado negro Bryan Stevenson (Michael B. Jordan), que se forma em Harvard, mas prefere criar uma instituição que visa ajudar pessoas que estão no corredor da morte e que jamais receberam uma ajuda legal minimamente aceitável.

A maioria desses condenados, claro, são negros, pobres e sofreram com o racismo que impera(va) na região.

O diferente dessas prisões é que elas não aconteceram nos anos 1950 ou 1960, quando a luta pelos direitos civis era a ordem do dia. O caso principal mostrado pelo filme — o de Walter “Johnny D.” McMillian (Jamie Foxx) — aconteceu em 1987.

Johnny D. foi acusado de assassinar uma jovem (branca e loura) baseado no testemunho de um condenado que fez um acordo para diminuir a sua pena e deu um depoimento cheio de buracos.

O detalhe é que Johnny D. já não era bem visto pela comunidade branca por ter tido um caso extraconjugal com uma mulher casada (e branca).

Luta por Justiça tem um quê de déjà vu e ótimas atuações

Luta por Justiça não vai revolucionar o gênero, criar novas tendências ou ganhar prêmios muito conhecidos (ganhou alguns prêmios em “festivais menores”). O diretor Destin Daniel Cretton foi conservador, mas conseguiu obter ótimas atuações dos dois protagonistas.

Caso o filme fosse uma obra de maior peso, Michael B. Jordan e Jamie Foxx poderiam sonhar com indicações a algum prêmio da indústria.

Luta por Justiça

O filme guarda muitas semelhanças com vários outros longas. O ritmo das cenas remete ao que era feito nos anos 70 e 80 e a história pode lembrar Mississipi em Chamas ou Hurricane (para citar apenas dois exemplos).

Como dissemos, filmes sobre condenações injustas e preconceito por conta da cor da pele não são novidades no cinema norte-americano, e Luta por Justiça deve ser lembrado pelas atuações dos seus astros do que pelo conjunto da obra.

Muitos críticos podem dizer que o filme é irrelevante do ponto de vista artístico, mas resta saber se a ideia de Cretton não era mesmo contar uma história de maneira linear e dando ênfase nos personagens principais.

É verdade que alguns aspectos da história e alguns personagens “secundários” foram construídos de maneira rala e poderiam ser melhor desenvolvidos, mas é sempre complicado compilar uma história real na duração normal de um filme de cinema (a não ser que seja um “Irlandês” da vida).

Mesmo assim, Luta por Justiça emociona.

Luta por Justiça

Sem spoiler

Como a história é baseada em um caso real, fica fácil saber o seu desfecho, mas preferimos deixar para que você saiba o que aconteceu no cinema.

Não há cenas extras como nos filmes da Marvel, mas não saia da sala antes do fim dos créditos. Saber o que aconteceu com alguns personagens chega a ser surreal e faz pensar que a intolerância, ignorância e preconceito, são mesmo coisas difíceis de explicar.

Luta por Justiça, que já havia sido exibido no Festival do Rio, entra em cartaz nesta quinta-feira (20).

Cotação: ***



Conheça o Alabama

O Alabama é um estado onde há várias atrações ligadas aos direitos humanos e que conta com uma gastronomia baseada no churrasco (de um jeito diferente da maioria dos lugares nos EUA).

Separamos alguns passeios que devem ser considerados por aqueles que passam pelo estado, que faz divisa com a Geórgia, o Tenessee e a Flórida. Ou seja, pode-se ir até o Alabama num pulinho.

 

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão.

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *