Poetry In Motion, primeiro álbum do Soul Rebels em oito anos, mostra que Nova Orleans ainda é uma das cidades mais musicais do mundo
Nova Orleans é uma cidade que respira música. Berço do jazz e de uma série de mestres de vários ritmos, como Dr. John e Fats Domino, New Orleans sofreu recentemente com uma série de perdas e desastres naturais, mas continua muito relevante o cenário musical.
Um dos destaques da atualidade é a banda The Soul Rebels, que faz uma mistura de jazz, creole, hip-hop e tudo o mais que possa existir. Agora, eles (depois de um hiato de oito anos) estão lançando um novo álbum, Poetry In Motion.
Formado pelos percussionistas Lumar LeBlanc e Derrick Moss, os trompetistas Julian Gosin e Marcus Hubbard, os trombonistas Corey Peyton e Paul Robertson, o saxofonista Erion Williams e o souzafonista Manuel Perkins Jr., o Soul Rebels tem um som único.
— Sabemos o quão influente e impactante é a cultura de New Orleans. De lá saíram artistas como Dr. John até Trombone Shorty e eles tiveram muita importância em divulgar e espalhar o som, o espírito e a energia da nossa cidade. Hoje, músicos como Tank and The Bangas, Trombone Shorty, Jon Batiste, Pj Morton, Christian Scott e muitos outros têm uma grande importância por apresentar um estilo musical contemporâneo e criativo de New Orleans. Ficamos honrados em trabalhar com esses artistas e amigos e sermos incluídos entre eles — disse Lumar LeBlanc, em entrevista por e-mail.
O novo álbum
Poetry In Motion, segundo os próprios Rebels, “representa o som de oito indivíduos completamente diferentes”. Para os fãs, a maior novidade fica por conta das várias participações especiais.
Entre os nomes que aparecem na ficha técnica do álbum estão o rapper Big Freedia, Robert Glasper, Tarriona “Tank” Ball, Mannie Fresh, Trombone Shorty, Kermit Ruffins, Mia X e até o saxofonista Branford Marsalis, entre outros.
— A nossa banda é formada por oito músicos com características, personalidades e gostos artísticos diferentes. Alguns de nós têm treinamento clássico, outros têm suas raízes no jazz e uma outra parte vive dentro dos estúdios, como produtores. Esse álbum é um gumbo — prato típico de Nova Orleans, que mistura vários tipos de carnes e mariscos — de toda a nossa expressão musical. Demoramos alguns anos para escrever o material e gravar o disco — explicou LeBlanc.
Essa variedade musical é a marca do Poetry In Motion. Embora mantenha uma pegada funk/hip hop, o álbum passa por uma série de climas. A canção Rebellious Destroyer (que conta com a participação de Branford Marsalis) faz uma guinada na sonoridade do disco, mostrando que a diversidade é mesmo uma qualidade do novo trabalho.
Agenda cheia
A agenda e os planos da banda para 2020 são ambiciosos.
— Temos planos para uma nova turnê, tocar em alguns festivais e continuar trabalhando com artistas incríveis. Nos últimos oito anos nós fizemos várias turnês em países como Coréia do Sul, Austrália, Brasil, China, Japão e Estados Unidos. O céu é o limite! — contou Lumar.
Para ficar atualizado
Poetry In Motion pode até não ser o melhor trabalho do Soul Rebels, mas tem muitas qualidades e dá ao ouvinte a oportunidade de ficar atualizado com a música que é produzida hoje em Nova Orleans.
Greatness, Blow the Horns, Rebellious Destroyer e Sabor Latino, podem entrar em qualquer playlist das melhores gravações da banda, o que já é mais que suficiente para compensar qualquer experiência menos bem sucedida do álbum.
E o Brasil?
— Nós AMAMOS o Brasil! Tivemos experiência únicas como quando aparecemos no Altas Horas ou tocamos para dezenas de milhares de pessoas no Parque do Ibirapuera. A energia que sentimos no Brasil foi explosiva e a música, a cultura e o amor que sentimos no seu país é tão conectado conosco que nos sentimos em Nova Orleans. Esperamos tocar novamente no Brasil e, um dia, filmar um clipe que capture a energia e o espírito do país — revelou o percussionista.
Tomara que venham mesmo.
Cotação: *** ½
Uma versão deste texto foi publicada na Revista Ambrosia
Going to New Orleans
Nova Orleans é um dos locais que sempre aparecem nas listas das cidades que devem ser visitadas pelos amantes da música. A quantidade de atrações que se apresentam todos os dias nos vários bares e casas de shows da cidade é enorme.
New Orleans também é conhecida pela sua gastronomia, mas isso é assunto para outro post.
Caso tenha pouco tempo, dê uma passada no Maple Leaf. O lugar é muito bom.
Ouça um pouco da música criada em Nova Orleans.
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!
(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.
(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão.
(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.
(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!