Qual a origem dos nomes das ruas de Paris?

Site ajuda a entender a origem e o porquê dos nomes das ruas da capital francesa. Confira como é e nos diga quaisas são as suas ruas preferidas em Paris

Saber quem são as pessoas homenageadas nas ruas de qualquer cidade do mundo é um exercício nada fácil. Na maioria das cidades, pessoas que foram importantes (ou nem tanto) têm seus nomes dados a logradouros. Infelizmente, muitas das vezes, nem o morador local sabe quem são.

Algumas cidades brasileiras já ganharam até livros com esse tipo de informação, mas e no exterior? Bem, na França, foi criado um site para ajudar quem quer saber a origem dos nomes das ruas de Paris.

O site Paristique, criado pelo “jovem” Guillaume Derolez promete dar uma luz sobre o assunto.

Regras

Paris é uma cidade com mais de 6 mil ruas e avenidas. Algumas regras foram criadas desde o século XVII para a sua nomenclatura. Infelizmente essas regras — o destino das ruas. grupos étnicos que as habitavam ou alguém importante que morasse nelas, entre outras.

Infelizmente, essas regras acabavam causando nomes duplicados e muita confusão. Então, o rei Henri IV — que ficou no trono entre 1589 e 1610 — decidiu mudar tudo e dar nomes de nobres aos logradouros. Isso também não funcionou muito bem e várias ruas voltaram a ter o seu nome original.

Como podemos ver, as condições para nomear as ruas mudaram bastante no decorrer dos séculos, tornando tudo ainda mais confuso.

Ruas de Paris
Rue Mouffetard

Site “salvador”

Faz algum tempo que nos deparamos com o site Paristique e seu mapa interativo de Paris onde é possível encontrar informações sobre qualquer rua da cidade — ele é em francês, mas não é nada que um bom tradutor não resolva.

Com informações tiradas da própria prefeitura, Guillaume Derolez compilou e organizou um verdadeiro guia cultural e histórico das ruas parisienses.

Quem já esteve lá tem uma rua preferida, mesmo que não seja super famosa. Agora, além de poder ir até lá e aproveitar o que lhe agrada, ainda é possível saber a razão e a história do seu nome.

Nossas preferidas são a Rue Mouffetard e a Place de Valois. Quais são as suas? Diga nos comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *