Sabe qual é o 1? aeroporto dos EUA totalmente movido por energia solar?

Achou que é o de uma grande cidade? Errou! O 1? aeroporto  dos EUA a utilizar 100% de energia solar é o da pequena Chattanooga, no Tennessee. E ele nem é o 1? do mundo

As mudanças climáticas têm aumentado a necessidade de cultivarmos uma consciência ambiental. Apesar de muitos acharem que o planeta vai bem.

As fontes de energia renovável vêm sendo uma das obsessões de todas as categorias da indústria. Em quase todas as nações.

Não são poucas as iniciativas para diminuir os gastos energéticos e a degradação da Terra. O aeroporto de Chattanooga, no Tennessee é um grande exemplo do que fazer.

Energia solar sustenta aeroporto nos EUA
A fonte de energia solar

Índia na frente

Enquanto as grandes cidades sofrem com a poluição, engarrafamentos e todo o tipo de problemas urbanos, são as pequenas cidades que vêm dando os melhores exemplos.

Chattanooga pode ser o primeiro aeroporto dos EUA a ter todo o seu funcionamento oriundo de energia solar. Mas é na região de Kerala, na Índia, que fica o primeiro aeroporto do mundo totalmente “solar”. Enquanto isso, no Brasil….

A fonte de energia de Chattanooga é uma fazenda de energia feita com 10 mil painéis solares. Localizada fora do aeroporto, essa fazenda permite que a qualidade do ar seja melhor, já que as emissões de gases são menores.


Airfarewatchdog

Brasil (bem) atrás

Enquanto as tentativas de redução dos efeitos das mudanças climáticas tentam ser reduzidas em boa parte dos países do mundo, no Brasil as coisas andam de maneira diferente.

Dono de uma extensa matriz energética, o país não parece se preocupar com fontes de energia renovável e os administradores de aeroportos parecem seguir a onda e não se preocupar com o meio ambiente.

Claro que os problemas dos aeroportos brasileiros são enormes — segurança, conforto para os passageiros, meios de acesso decentes, banheiros menos horríveis, etc — e fica difícil imaginar que sustentabilidade entre na lista de prioridades.

Bem, sabemos que Chattanooga não é um dos destinos mais procurados pelos turistas (brasileiros ou não), mas, se quiser conhecer uma boa iniciativa, ele está lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *