Dicas de viagem: sabe como dar gorjetas na Europa?

Uma das grandes dificuldades dos brasileiros é saber  quando (e o quanto) dar gorjetas nas viagens. Aqui damos algumas dicas de como agir na Europa

Uma das grandes dificuldades dos brasileiros que viajam para o exterior é saber quando e quanto dar de gorjeta.

Nos filmes é possível ver que quase tudo é motivo de gorjeta. Mas para quem vive onde até essa prática é regulada por lei, fica difícil entender a lógica, que muda de país para país.

Para piorar as coisas, há diferenças de regras entre continentes e entre países. Neste post vamos dar algumas dicas de como se comportar na maioria dos países da Europa. São regrinhas básicas, mas que podem evitar caras feias e atendimento ruim.

Gorjetas

Gorjeta é bônus

Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, na Europa as gorjetas são consideradas bônus e devem ser dadas sempre que um serviço é prestado de maneira satisfatória.

Você não é obrigado a esse gesto, mas ele será amplamente apreciado pelo staff do seu hotel, por exemplo. Porém, repetimos, nem sempre essa regra vale para todos os países ou para todos os serviços (restaurantes são um caso à parte).

O básico sobre gorjetas

Antes de mais nada, deve-se ter uma coisa em mente: é preciso verificar se a gorjeta já não está incluída no preço do serviço contratado ou na sua conta. Isso é comum em vários países.

Se a gorjeta já estiver incluída (seja lá qual for o percentual), você está livre de algum agrado extra.



Sempre em dinheiro

Outro ponto importante é sempre dar as gorjetas em dinheiro, nunca em cartão. Cartões servem apenas para pagar as contas, jamais para dar gorjetas. Ah, também evite as moedas. Elas são menos práticas e pouco bem vistas pelos atendentes.

Também tente sempre dar a gorjeta para a pessoa que prestou o serviço para você (garçom, funcionário de hotel, etc). Não confie que um garçom vá passar a gorjeta para outro.

Foi mal atendido?

Ao contrário do Brasil, onde a gorjeta é lei na maioria das cidades, na Europa isso não acontece. Foi mal atendido? Não pague. Simples assim.

O percentual das gorjetas

Esse é o ponto mais delicado das gorjetas. Cada serviço e país podem ter como regra um percentual diferente. Na dúvida, use os velhos e bons 10%. Esse valor é normalmente considerado justo e, em alguns casos, até mesmo generoso.

Casos específicos

Bem, agora que você já sabe as linhas gerais das gorjetas, vamos tentar explicar melhor como agir em cada um dos casos mais frequentes

Bares e restaurantes

Tenha em mente que dar gorjetas é uma prática apenas quando fizer uma refeição. Não são necessárias quando apenas se bebe algum drink. Se você for muito bem atendido, acrescente um euro na conta. Não é preciso usar a regra dos 10%.

Caso o restaurante seja um self-service, nunca deixe gorjeta!

Hotéis

Esse é um gasto extra e desagradável, mas também é inevitável. O ideal é fugir dos serviços que não sejam absolutamente necessários. Afinal, carregar uma mala, por exemplo, não vai matar ninguém.

Na maioria das vezes, as gorjetas devem ser de 1 euro (ou equivalente). No caso das bagagens, a regra é 1 euro por mala! O mesmo vale para o café da manhã ou para as arrumadeiras. Mais que isso, é com você.

Já o concierge é um caso à parte. Esse profissional pode ser o responsável por conseguir aquele ingresso impossível ou dar dicas de algum evento que você nem imaginava existir. Portanto, caso a atuação dele tenha sido realmente primordial, não é incomum separar uma gorjeta entre 5 ou 10 euros. Ele merece.

Táxis

Gorjetas

Ao contrário do que acontece nos EUA, na Europa os motoristas de táxi são bem mais modestos nas suas expectativas de gorjetas. Caso a viagem seja longa, o motorista ajude com as malas ou faça algo que realmente mereça, dê algo entre 1 e 3 euros. Mas, caso o motorista pegue atalhos, fique rodando pela cidade ou seja mal educado… esqueça.

BannerROTEIROS-5-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Países onde a regra das gorjetas muda muito

Como já disse algumas vezes, cada país pode ter suas características e regras próprias. Mas há um grupo de países — Islândia, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega — onde os preços já incluem as gorjetas. Portanto, nada de generosidades desnecessárias. Essa regra inclui restaurantes e hotéis!

A Grécia é outro caso estranho. Lá se dá um percentual maior nas contas menores e um separa-se um percentual menor para as gorjetas das contas mais caras. A razão? Não tenho ideia, mas é assim.

Também há países onde o funcionário diz quanto quer receber e você não deve achar que essa atitude é um abuso. Nesta lista estão a Áustria, República Tcheca, Alemanha e Suíça.

Para terminar, alguns exemplos no Reino Unido. Na Irlanda e Escócia, não se deve dar gorjeta para os carregadores de malas. Eles ficam satisfeitos com um “thank you” e um sorriso.

Na Inglaterra, não é costume dar gorjeta para as arrumadeiras dos quartos ou para qualquer um em pubs (guarde seu dinheiro para mais uma cerveja). Acredite, isso é uma tradição e eles (e nós) gostam de manter desse jeito.

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado e parcelado em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental e na Avis Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão ou 5% de desconto para pagamento no boleto.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial em qualquer viagem! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. E com o April Seguros você ganha 10% de desconto na cotação ao usar o código “SEGURO10OFF”.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você já sai com o chip programado para uso, do jeito que você precisa! Na primeira compra, os leitores do Blog do Feroli ainda ganha US$ 5 de crédito!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

One Reply to “Dicas de viagem: sabe como dar gorjetas na Europa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *