Projeto Uber Air, que pretende entrar em serviço em 2023, tem seus primeiros veículos testados em Melbourne, na Austrália
O trânsito é um caos na maioria das grandes cidades do mundo, isso é fato. Várias empresas estão estudando soluções para melhorar a mobilidade urbana no mundo. Uma dessas soluções é o Uber Air, uma espécie de carro voador.
No momento no qual ainda se discute a viabilidade dos carros autônomos, muitos já pensam no próximo passo.
Segundo a empresa, os Uber Air devem (em algum momento do futuro) custar o mesmo que uma viagem do Uber X. Antes de Melbourne, apenas Dallas e Los Angeles eram palco dos projetos-piloto.
Ainda falta uma boa e longa estrada
Mas não pensem que o Uber Air (e outras soluções similares) está garantido. Ainda há muitas dúvidas sobre a segurança e sobre quais serão os requisitos para os locais onde o Uber Air vai operar.
A ideia é que o serviço funcione como uma espécie de metrô aéreo, com estações pré-determinadas e itinerários fixos. Calcula-se que uma viagem que demora cerca de 1 hora caso feita de carro passe a ser realizada em 10 minutos.
Menos poluição, melhor mobilidade, menos perda de tempo. As vantagens desse tipo de solução são enormes, mas resta saber como será a reação do mundo no caso de um acidente. E eles, acidentes, sempre acontecem, independente da frequência.
Havia rumores de que o Brasil receberia uma dessas aeronaves para testes. Até agora, nada.