As guitarras mais conhecidas da história do rock

Se você gosta de rock, gosta de guitarristas e, imaginamos, de guitarras. Conheça algumas das mais conhecidas da história do rock

Os guitarristas são, na maioria das vezes, considerados primas-donas. Muitos fazem mais caras e bocas do que realmente tocam.

Porém, há aqueles que ficam marcados pelo talento, sentimento ou velocidade e por terem como companheiras guitarras que ajudaram a marcar a cara do rock.

Abaixo listamos alguns dos instrumentos mais conhecidos pelos roqueiros, sejam eles fãs ou não dos seus donos.

Eric Clapton – Blackie

O Deus da Guitarra inicia a lista com a guitarra que o acompanhou pelas décadas de 1970 até 1985. Blackie, uma Fender Stratocaster, foi montada por Clapton com peças de outras guitarras. A melhor delas (Blackie) ficou com ele e as outras foram dadas para amigos como George Harrison.

Hoje, Blackie é exposta orgulhosamente na loja Guitar Center de Nova York. Visitação imperdível para qualquer fã.

 

B.B. King – Lucille

Guitarras

Uma lenda do blues, B. B. King promoveu um caso de amor explícito com sua(s) Lucille. O guitarrista fez da sua Gibson ES-335 uma lenda tão grande quanto ele.

B.B. King até escreveu uma canção para a sua Lucille, na qual fala da guitarra e da origem do seu nome.

 

Eddie Van Halen – Frankenstrat

Guitarras

 

Outra Stratocaster que, assim como a Blackie, foi montada a partir de peças de outras guitarras. The Frankenstrat, uma menção ao famoso Doutor Frankenstein, foi criada por Eddie na tentativa de unir os sons característicos das Gibson e da Stratocaster.

Com uma pintura psicodélica, a Frankenstrat se transformou na marca registrada de Eddie.

 

Brian May – Red Special

Guitarras

Outro guitarrista que fabricou seu instrumento. A Red Special foi feita por Brian e seu pai, no fim dos anos 60. A guitarra surgiu devido a falta de verbas para comprar uma guitarra de marca.

Uma das guitarras mais famosas do rock, a Red Special (e sem timbre único), não custou mais que oito libras.

 

Bo Diddley – Twang Machine

Pode ser que Bo Diddley não seja tão conhecido das novas gerações, mas o artista nascido no Mississippi e falecido em 2008, é um dos mais influentes do rock.

Sua Twang Machine — com formato de uma caixa de fósforos — foi desenhada pelo próprio Diddley e fabricada pela Gretsch com uma série de avanços tecnológicos (para a época), o que tornava seu som único.

 

Les Paul – Gibson Les Paul

O pai da guitarra e inventor do instrumento não poderia ficar de fora dessa lista. Sua guitarra é usada até hoje por milhares (ou milhões) de músicos em todo o mundo. Les Paul também criou o tape eco e deixou um legado para ser lembrado por todo o sempre.

Detalhe: nos seus shows ele sempre tocava Aquarela do Brasil.

No vídeo abaixo você pode notar a reverência de nomes como B. B. king, Jeff Beck, Stanley Jordan e Eddie Van Halen.

 

Muitas outras guitarras

Há várias outras guitarras conhecidas, mas essas são as com mais personalidade. Nem mesmo as usadas por Hendrix, Page e outros se comparam com essas citadas acima. Não concorda? Deixe suas opinião nos comentários.

Uma versão deste texto foi publicada na Revista Ambrosia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *