Mesmo com a crise econômica e o alto desemprego no país, jovens ainda acreditam mais na vocação do que nas necessidades do mercado
Que os jovens são sonhadores e idealistas é fato conhecido e que não necessita de nenhuma pesquisa inglesa para comprovar isso. Porém, pesquisa realizada pela Companhia de Estágios | PPM Human Resources mostra que os jovens ainda ignoram as necessidades do mercado em favor de uma possível vocação profissional.
Vocação x Sucesso
A escolha da profissão é algo que vai (normalmente) nos definir pelo resto de nossas vidas. Não é incomum que parentes e amigos influenciem essa decisão, mas hoje —mais que nunca — é preciso levar em conta o atual (e futuro) cenário da nossa economia.
Foram ouvidos mais de 5,4 mil estudantes em todo o país e o idealismo ainda é a principal motivação — para 68% dos entrevistados — na hora de escolher o curso universitário.
Não sou a pessoa mais indicada para criticar quem segue uma profissão mesmo quando ela não é das melhores em termos de remuneração (sou jornalista), mas admito que fiquei impressionado com o resultado do estudo.
Trabalhar no que gosta é sempre uma sensação indescritível, mas é muito melhor quando o mercado valoriza e preserva a sua profissão.