Publicado por: Fernando de Oliveira | 28/03/2018

Receita: Quiche de espinafre (com bacon)

A minha receita de quiche é bastante versátil. O recheio de espinafre (com bacon opcional) pode ser trocado por queijo com cebola, presunto e queijo ou qualquer outro da sua preferência. Até o bacon (que coloco como opcional) pode ser suprimido. Tudo uma questão de preferência, mas sugiro a sua adição. Afinal, bacon é vida!

Equipamento

Não há necessidade de nenhum equipamento especial – um pirex redondo, uma frigideira e/ou uma panela devem dar conta do recado -, mas se você tiver uma forma de fundo removível a sua vida vai ficar muito mais fácil e seu quiche, provavelmente, muito mais bonito. Não é dos utensílios mais caros e pode ser um ótimo investimento para as suas aventuras gastronômicas.

Ingredientes

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
100 g de margarina para cozinhar ou manteiga (Primor Forno & Fogão ou equivalente)
Creme de leite (1 caixinha)
Sal
Fermento químico (opcional)

Recheio:

1 maço de espinafre
1/2 cebola
3 dentes de alho
Azeite
1 ovo
Leite (+/- 300ml)
Amido de milho
Mussarela (100g)
Bacon (50g) – opcional

Modo de fazer

Comece pela massa. Em um pirex ou tigela funda coloque o tablete de margarina, uma pitada de sal, uma colher de chá de fermento e vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo sempre com as mãos até formar uma farofa que se solte das mãos. Coloque o creme de leite aos poucos, sempre misturando com as mãos até formar uma massa homogênea. Pegue a forma e forre o fundo e os lados com a massa (o fundo com cerca de 1,5 cm de espessura e os lados com menos). Com um garfo faça furos na massa que está no fundo da forma e deixe descansar.

O recheio

Vou descrever a receita com bacon. Porém, caso prefira, é só ignorar os primeiros passos da receita e seguir em frente. Corte o bacon (não muito magro) em cubos pequenos e coloque em uma panela pré-aquecida em fogo médio/baixo. Espere o bacon começar a derreter a gordura e coloque o espinafre (devidamente lavado e cortado em tirinhas). Caso não queira o bacon, use azeite. Quando começar a murchar adicione a cebola, o alho e uma pitada de sal. Aos poucos despeje o leite (cerca de 300ml), mexendo sempre. Antes do leite começar a ferver coloque o ovo e vá despejando o amido de milho até ficar com uma consistência cremosa. Prove, ajuste o sal e então desligue o fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, pré-aqueça o forno (aproximadamente 200℃).

Quando esfriar, coloque a mussarela cortada em cubinhos, misture ao recheio e coloque na forma previamente forrada de massa. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até as bordas começarem a ficar torradas e se soltarem da forma.

Pronto.

Serve como prato principal ou como acompanhamento de, por exemplo, um peito de frango grelhado.

Fotos: Fernando de Oliveira

Confira outras receitas do F(r)ases


Responses

  1. […] via Receita: Quiche de espinafre (com bacon) — F(r)ases da Vida […]

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: