Receita: Batata Rostie

Outro dia postei em algumas redes sociais fotos de umas batatas Rostie que tinha feito. Para minha surpresa, recebi vários pedidos para publicar a minha receita. Bem, aqui vai ela, mas antes algumas explicações sobre o prato e os equipamentos necessários.

A origem

A Batata Rösti, Rostie ou Batata Suíça é um prato tradicional da região do Cantão de Berna – a parte alemã da Suíça. Ela pode ou não ser recheada, mas devemos sempre lembrar que a palavra Rösti, significa fina e crocante. Portanto, seja lã a maneira como for prepara-la, ela precisa ficar crocante por fora e macia por dentro, mesmo que façamos do jeito brasileiro, nada fino.

O equipamento

Apesar de razoavelmente fácil, uma boa batata Rostie precisa de uma frigideira especial, que pode ser uma omeleteira ou similar. Pode-se até fazer sem esse equipamento, mas vai ser mais difícil obter um resultado perfeito.

A batata

É possível preparar a batata Rostie com qualquer tipo de batata, mas se você quer um resultado realmente bom, é melhor usar a asterix. A asterix (nenhuma relação com o herói gaulês das histórias em quadrinhos) é aquela de casca rosa. Ela é a mais apropriada para frituras e para a preparação da Rostie por ter mais amido e ser menos úmida, o que faz com que ela fique mais crocante e cremosa, que não são coisas excludentes.


Ingredientes

Quatro (4) batatas médias – para uma frigideira pequena/média
Manteiga com sal
Água fervente
Pimenta do reino
Salsinha (opcional)


O preparo

Há várias técnicas para o preparo da Rostie. Já experimentei todas e vou publicar a que me trouxe os melhores resultados.

 

Primeiro descasque as batatas e coloque a água para ferver. Com um processador, fatie as batatas com a lâmina que normalmente é usada para fatiar legumes para saladas. Coloque em um escorredor de macarrão ou legumes e jogue a água fervente sobre ela, para dar uma escaldada, mas sem cozinhar.

Em seguida, ainda, com o perdão do trocadilho, com a batata quente, misture um pouco da manteiga (algo entre 50g e 75g) e a salsinha (1/3 de um molho, aproximadamente) e a pimenta do reino. Misture bem e forre o fundo de uma das frigideiras/omeleteiras com uma camada não muito grossa (a não ser que seu recheio seja muito cremoso). Coloque as camadas do recheio sempre deixando o ingrediente mais cremoso (Catupiry ou cheddar, por exemplo) por último, para que fique na parte de cima da batata. Depois, é só fechar com outra camada de batata e levar ao fogo baixo/médio, virando de tempos em tempos para conseguir uma cor e crocância perfeitas e não deixar que ela queime.

Recheios

Os brasileiros meio que bagunçaram o prato (nesse caso, no bom sentido), o que significa que quase tudo é permitido. Os mais tradicionais são os recheios de bacon com cheddar, queijo e presunto, e o meu favorito, calabresa com mussarela, cebola e tomate.

Você pode fazer com o ingrediente que preferir (camarão, frango, catupiry, carne de porco desfiada, etc. O importante é lembrar de deixar o ingrediente mais cremoso ou que derreta na parte de cima do recheio. Isso evita que a batata grude no findo da primeira frigideira.

Observações finais

Preparar uma boa batata Rostie não chega a ser um tratado de física quântica, mas tem seus segredos. Já fiz sem ter uma frigideira própria, mas, confiem, dá muito mais trabalho. Outra coisa: . A manteiga e o recheio são mais que suficiente.

Uma última dica: escolha um recheio simples para a sua primeira tentativa. Caso não fique boa, você não vai desperdiçar ingredientes caros nesse primeiro teste.

Boa sorte e bom apetite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.