Outro dia postei em algumas redes sociais fotos de umas batatas Rostie que tinha feito. Para minha surpresa, recebi vários pedidos para publicar a minha receita. Bem, aqui vai ela, mas antes algumas explicações sobre o prato e os equipamentos necessários.
A origem
A Batata Rösti, Rostie ou Batata Suíça é um prato tradicional da região do Cantão de Berna – a parte alemã da Suíça. Ela pode ou não ser recheada, mas devemos sempre lembrar que a palavra Rösti, significa fina e crocante. Portanto, seja lã a maneira como for prepara-la, ela precisa ficar crocante por fora e macia por dentro, mesmo que façamos do jeito brasileiro, nada fino.
Apesar de razoavelmente fácil, uma boa batata Rostie precisa de uma frigideira especial, que pode ser uma omeleteira ou similar. Pode-se até fazer sem esse equipamento, mas vai ser mais difícil obter um resultado perfeito.
A batata
É possível preparar a batata Rostie com qualquer tipo de batata, mas se você quer um resultado realmente bom, é melhor usar a asterix. A asterix (nenhuma relação com o herói gaulês das histórias em quadrinhos) é aquela de casca rosa. Ela é a mais apropriada para frituras e para a preparação da Rostie por ter mais amido e ser menos úmida, o que faz com que ela fique mais crocante e cremosa, que não são coisas excludentes.
Ingredientes
Quatro (4) batatas médias – para uma frigideira pequena/média
Manteiga com sal
Água fervente
Pimenta do reino
Salsinha (opcional)
O preparo
Há várias técnicas para o preparo da Rostie. Já experimentei todas e vou publicar a que me trouxe os melhores resultados.
Primeiro descasque as batatas e coloque a água para ferver. Com um processador, fatie as batatas com a lâmina que normalmente é usada para fatiar legumes para saladas. Coloque em um escorredor de macarrão ou legumes e jogue a água fervente sobre ela, para dar uma escaldada, mas sem cozinhar.
Em seguida, ainda, com o perdão do trocadilho, com a batata quente, misture um pouco da manteiga (algo entre 50g e 75g) e a salsinha (1/3 de um molho, aproximadamente) e a pimenta do reino. Misture bem e forre o fundo de uma das frigideiras/omeleteiras com uma camada não muito grossa (a não ser que seu recheio seja muito cremoso). Coloque as camadas do recheio sempre deixando o ingrediente mais cremoso (Catupiry ou cheddar, por exemplo) por último, para que fique na parte de cima da batata. Depois, é só fechar com outra camada de batata e levar ao fogo baixo/médio, virando de tempos em tempos para conseguir uma cor e crocância perfeitas e não deixar que ela queime.
Recheios
Os brasileiros meio que bagunçaram o prato (nesse caso, no bom sentido), o que significa que quase tudo é permitido. Os mais tradicionais são os recheios de bacon com cheddar, queijo e presunto, e o meu favorito, calabresa com mussarela, cebola e tomate.
Você pode fazer com o ingrediente que preferir (camarão, frango, catupiry, carne de porco desfiada, etc. O importante é lembrar de deixar o ingrediente mais cremoso ou que derreta na parte de cima do recheio. Isso evita que a batata grude no findo da primeira frigideira.
Observações finais
Preparar uma boa batata Rostie não chega a ser um tratado de física quântica, mas tem seus segredos. Já fiz sem ter uma frigideira própria, mas, confiem, dá muito mais trabalho. Outra coisa: . A manteiga e o recheio são mais que suficiente.
Uma última dica: escolha um recheio simples para a sua primeira tentativa. Caso não fique boa, você não vai desperdiçar ingredientes caros nesse primeiro teste.
Boa sorte e bom apetite.