Brasil é o 61º país mais conectado do mundo

A União Internacional das Telecomunicações, órgão ligado à ONU, liberou uma nova edição de seu ranking quinquenal que mede o grau de desenvolvimento da sociedade da informação. O documento mostra que o Brasil evoluiu nos últimos cinco anos e deu um bom salto na lista, atingindo uma nota 6,03.

O país ficava na 73ª colocação em 2010, e se tornou o 61º país mais conectado do mundo em 2015. Não chega a ser impressionante, mas é um crescimento bom, que se deu principalmente graças ao “boom” das assinaturas de banda larga móvel nos últimos cinco anos, mas também houve um aumento no número de casas com computares e casas com internet.

Brasil-e-o-61-pais-mais-conectado-do-mundoO ranking é um tipo de índice de desenvolvimento da tecnologia informática e telecomunicações. Ele é calculado a partir do nível de acesso às tecnologias, a utilização e a competência na área, levando em consideração a taxa de analfabetismo, o percentual da população que chegam aos níveis mais altos de estudo, além, claro, da disponibilidade de computadores, smartphones, telefones fixos e acesso à internet (fixa e móvel).

O relatório aponta também que o mundo já tem 3,2 bilhões de pessoas conectadas, ou cerca de 43,4% da população mundial. Em 2020, a expectativa é que 56% dos lares devem ter acesso à internet, mas só 53% da população global deve utilizar a rede.

No topo da lista está a Coreia do Sul, com nota 8,93 que se manteve no posto em comparação com 2010, seguido de perto pela Dinamarca, com pontuação de 8,88, e Islândia, com 8,86. Você pode conferir o top 10 abaixo, ou clicar neste link para ver o ranking completo.

 

Brasil-e-o-61-pais-mais-conectado-do-mundo-graf b

Fonte: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *