O escondidinho é um dos pratos mais populares do Brasil. Porém, como a sua origem é incerta – há quem diga que veio do Nordeste, outros que é uma criação de um restaurante do Sudeste e ainda há quem acredite que a receita é uma adaptação da Shepherds’ Pie (receita irlandesa feita com carne moída e purê de batatas) -, as variações são muitas, já que todos se acham meio donos da receita.
O original é aquele com purê de aipim, recheio de carne do sol ou carne seca e gratinado com queijo coalho ou requeijão. Esse que vou postar é feito com base de batata baroa e recheio de frango. Uma mudança não muito radical. Testem e deem suas opiniões.
Ingredientes
5 batatas baroas
100 ml de leite
1 copo de requeijão (pode ser light)
2 peitos de frango
1 lata de tomate sem pele e sem sementes (pelatti)
½ tablete de Claybon / margarina
Sal
Pimenta do reino
4 azeitonas
Extrato de tomate
1 dente de alho
Óleo de soja
Modo de fazer
Recheio:
Encha uma panela com água e sal e coloque para ferver. Coloque os peitos de frango e deixe cozinhar bem. Quando estiverem bem cozidos, retire o frango e reserve um pouco da água do cozimento. Retire a pele do frango e desfie com as mãos.
Em uma panela, coloque o dente de alho picado para refogar em um fio de óleo. Acrescente o frango, um pouco da água de cozimento e o tomate pelatti. Moa um pouco da pimenta do reino e deixe em fogo baixo até que os tomates desmanchem. Por último, junte as azeitonas, cortadas em fatias finas. Caso note que vai ficar muito seco, acrescente mais um pouco da água do cozimento. O ideal é que o recheio fique um pouco cremoso.
Purê de baroa
Descasque as batatas e cozinhe até que fiquem bem macias. Com elas ainda quentes, amasse com um garfo ou passe em uma peneira, depois acrescente a manteiga e 50 ml de leite. Misture bem (o ideal é que fique um pouco mais consistente que um purê) e forre um pirex redondo e alto com esse creme.
Cobertura
Caso use o requeijão light, não é preciso fazer nada. Caso use o requeijão comum, misture o restante do leite (50 ml) para que o requeijão fique um pouco mais cremoso e um pouco menos salgado.
Montagem
Com o pirex já forrado com o creme de baroa, coloque o recheio do frango e cubra com o requeijão. Coloque em forno pré-aquecido (200 °C) por 5 minutos e depois coloque para gratinar por mais 5 minutos.
Sirva em seguida.
Dica: Vai bem acompanhado com arroz branco e uma salada.
Galeria de fotos
Fotos e vídeos: Fernando de Oliveira
Que delícia
Republicou isso em F(r)ases da Vida – O Blog do ferolie comentado:
Mais uma receita para um dia frio