Carregadores de celular fabricados no País poderão ser padronizados

Não sei se a ideia é boa ou não. Fico com medo de criarmos um mostrengo como fizemos com nossas tomadas elétricas. De qualquer forma, a proposta está tramitando por aí.

Conectores para celular IITramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 32/15, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), que torna obrigatória a padronização dos carregadores de celular fabricados no Brasil.

Para cumprir o objetivo, a proposta acrescenta um artigo à Lei Geral das Telecomunicações (9.472/97). Caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definir o padrão único de carregadores a ser seguido.

Projeto de igual teor (PL 5758/13) já havia sido apresentado pela ex-deputada Sueli Vidigal. Com o fim da legislatura passada, o texto foi arquivado. Agora, com a reapresentação, por Sergio Vidigal, a matéria volta a ser analisada na Casa.

Multa

O texto proíbe a fabricação e a venda, no Brasil, de aparelhos telefônicos que não estejam no padrão estabelecido e submete os infratores a multa de até R$ 1 milhão.

Conectores para celularSergio concorda com a opinião da ex-deputada de que “argumentos de dificuldade comercial ou de padronização internacional não podem se impor sobre o bem-estar dos consumidores”.

Pela proposta, fabricantes e comerciantes terão 180 dias, a partir da publicação da nova lei, para se adaptar às regras.

Atualmente, a Lei Geral das Telecomunicações não prevê normas quanto à padronização dos carregadores de celular.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

PL-32/2015 

Fonte: Câmara Notícias

Anúncios

Uma consideração sobre “Carregadores de celular fabricados no País poderão ser padronizados”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.