Publicado por: Fernando de Oliveira | 13/11/2013

Wi-Fi: Brasil soma apenas 0,71% dos hot spots públicos no mundo

wireless-hotspot-tips-tucson-azO número de hot spots públicos no país cresce muito lentamente, segundo dados do portal Teleco, divulgados nesta segunda-feira, 11/11. Oficialmente, a JiWire, consultoria que faz esse tipo de análise, diz que o Brasil conta com 4.225 hotspots. O Teleco é um pouco mais otimista e contabiliza seis mil. São Paulo lidera amplamente com 2580 hot spots. O Rio de Janeiro que fica na segunda posição aparece com apenas 494. No mercado privado, a Oi dispara na liderança com mais de 61.835 hot spots. Somadas, Vivo e TIM ficam com 425 hot spots. A Net aparece com 3503 hot spots, mas não há números relativos a outras empresas do grupo América Móvil – Claro e Embratel.

Os números, fornecidos pelo portal Teleco, mostram que a Linktel, operadora privada, alcançou, em outubro, 2056 hot spots e, com isso, ficou com a terceira posição no ranking das operadoras. No total, segundo dados da Anatel, em outubro, o Brasil somava 67.953 hot spots. A Oi aparece com larga vantagem em função da parceria com a rede global Fon. As teles privadas têm usado o wi-fi para desafogar o tráfego do 3G.

Nos hot spots públicos, os números são desalentadores. O Brasil soma apenas seis mil e fica bem distante de outros países onde a banda larga foi usada como fomento do desenvolvimento econômico. Segundo os dados do Teleco, hoje, apenas 795 municípios brasileiros têm wi-fi disponível para a população, inclusive, para a área rural, a mais carente de acesso aos serviços de telecomunicações.

No ranking das cidades São Paulo lidera fácil com 2580 hot spots. O Rio de Janeiro aparece com 494. O Paraná com 167 e o Distrito Federal com 159. A diferença do Brasil para outros países é gritante no levantamento do JiWare. Na Coreia do Sul, por exemplo, em outubro, eram 186.758 hot spots públicos. Nos Estados Unidos chegam a 147.372 mil. Na China, 104.106 mil. Na Rússia, 16.829 mil. O estudo, que engloba 140 países, os hot spots chegam a 835.704.

Fonte: Portal Teleco


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: