Smartphones assumem liderança de vendas de celulares

20/08/2013 0 Por Fernando de Oliveira

Smartphones-UsersOs smartphones representaram a maioria das vendas de celulares em todo o mundo pela primeira vez no trimestre entre abril e junho, mostrou uma pesquisa da Gartner divulgada esta semana.

O estudo mostrou que as vendas de smartphones totalizaram 225 milhões no segundo trimestre, ou seja, 51,8% de todos os celulares vendidos no período. Esta é a primeira vez que as vendas excederam a de celulares tradicionais, que são mais básicos, sem acesso ou com acesso limitado à internet e aplicativos.

Segundo a pesquisa, a Samsung continuou liderando as vendas de smartphones e celulares e o sistema Android, do Google, manteve sua posição com 79% dos smartphones vendidos. O iOS, da Apple, permaneceu em segundo com 14,2% de participação, em queda, em relação aos 18,8% no ano anterior.

A Gartner disse que a média de preços da Apple caiu porque muitos dos telefones vendidos eram mais antigos, exceto os modelos de iPhone. Isso “demonstra a necessidade de um novo carro-chefe”, analisou a consultoria.

O Windows Phone, o sistema operacional da Microsoft, ficou com o terceiro lugar, com 3,3%, à frente da BlackBerry, cuja participação caiu para 2,7%.

Os dados da Gartner mostraram que a Samsung vendeu 71,3 milhões de smartphones no trimestre, representando uma participação de mercado de 31,7%. A Apple ficou em segundo com 31,9, seguida pela sul-coreana LG, com 11,4 milhões e participação de 5,1%, pela chinesa Lenovo e ZTE.

A Samsung também foi a maior vendedora de todos os celulares, com um total de 107 milhões no período, ou 24,7%. A filandesa Nokia ficou em segundo com participação de 14% e 60,9 milhões de celulares vendidos.

Fonte: ProXXIma

Anúncios