Palavra do Dia: Esperança

Sem mais palavras, vale a definição do dicionário Aulete.

Esperança IaEsperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. É uma expectativa otimista da realização daquilo que se almeja. A esperança requer uma certa perseverança, ou seja, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações em contrário. Este sentimento é geralmente relacionado a muitas religiões, uma vez que o sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé. Em quase todas, por exemplo, há a esperança de um messias e a de salvação no fim dos tempos. Na época do Natal, a esperança é um sentimento que, independente de religiões, costuma se intensificar: o espírito natalino envolve desejo, vontade e planejamento para uma vida com muito sucesso no ano que está por vir.

Definição:

(es.pe.ran.ça)

sf.

1. Expectativa otimista da realização daquilo que se almeja: Tinha a esperança de ser o primeiro colocado.

Esperança IIa2. Fig. Aquilo ou aquele em que(m) se deposita tal expectativa: Aquele médico era sua esperança de recuperação.

3. Expectativa, em geral, espera

4. Aquilo que se espera, que se almeja, mesmo que pouco provável, ilusório, vão: Desista dessa esperança de ficar milionário!

5. Rel. Juntamente com a fé e a caridade, a segunda das três virtudes básicas do cristão.

6. Zool. Inseto ortóptero, de antena ger. mais longa que o corpo, pernas espinhosas e cor verde.

[F.: esperar + -ança.]

Esperança de vida
1 Dem. Em certo contexto demográfico, duração média da vida de cada pessoa, com base em dados estatísticos, e que depende de fatores atuantes naquele grupo, como nível econômico, clima, condições de saúde, profilaxia e medicina, nível de qualidade de vida etc; expectativa de vida.

Que esperança!
1 Expressão de convicção ou certeza de que aquilo que foi mencionado não vai acontecer (ainda que se pensasse ou desejasse que sim): Aumento de salário este mês? Que esperança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *