Nova ferramenta da Mozilla permite edição de vídeos direto no browser

Popcorn MakerNo início de 2012, a Mozilla anunciou seu recurso WebMaker, que visa dar aos usuários habilidades de DIY (faça você mesmo) para a web, e recentemente lançou uma peça-chave dessa iniciativa.

Lançado no evento MozFest em Londres, oPopcorn Maker 1.0 é um aplicativo web gratuito projetado para tornar mais fácil as ações de melhorar, remixar e compartilhar vídeos.

Trabalhando por meio de uma interface “drag-and-drop” simples (arrastar e soltar), os usuários podem adicionar conteúdo ao vivo para o vídeo – incluindo fotos, mapas, links, feeds de mídia social e muito mais – tudo a partir do conforto de seu próprio navegador.

O resultado, de acordo com a Mozilla, é “uma nova forma de contar histórias na Internet”, com vídeos que são ricos tanto em contexto como em links. O Popcorn Maker é, na verdade, um segmento do Popcorn.js, uma biblioteca JavaScript que a fundação lançou no ano passado para desenvolvedores, e que levaram à recentes produções, incluindo a cobertura das eleições dos EUA pela PBS e NPR.

Um botão de “remix”

Um post de domingo (11) no blog “Hacks Mozilla” explica mais detalhadamente como funciona a nova ferramenta.

Em essência, o Popcorn Maker é um aplicativo web HTML5 para combinar mídia da Internet com imagens, textos, mapas e outros conteúdos dinâmicos da web. Uma vez criados, esses vídeos são hospedados pelo Popcorn Maker como simples páginas HTML na nuvem que podem ser compartilhados ou incorporados em blogs ou outros sites.

Cada remix criado por meio do Popcorn Maker também fornece um botão próprio, permitindo que qualquer pessoa assistindo o vídeo se torne também um criador, usando o remix atual como base para sua própria criação.

Um tutorial grátis

O Popcorn Maker 1.0 já está disponível para qualquer pessoa no site WebMaker. Há também um tutorial grátis para lhe ajudar a utilizar a ferramenta.

O recurso foi desenvolvido por meio de uma colaboração com cineastas, desenvolvedores, jovens fabricantes de mídia e do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Aberta do Seneca College usando elementos da web abertas escritas em HTML, CSS e Javascript.

Fonte: IDG Now!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *