Palavra do Dia: Pizza

Já na temporada italiana e torcendo para que o Mensalão não se transforme em uma, aqui vai a definição de pizza


Pizza

A pizza, com seus diversos sabores, é, hoje em dia praticamente uma unanimidade entre as pessoas, como um dos pratos favoritos de muitos. Trata-se de uma massa feita com farinha de trigo em forma de disco, aberta, com ingredientes acrescentados em cima, como queijo, tomates, carnes defumadas e orégano (ou manjericão). A pizza, como se conhece hoje, é de origem italiana, mas há muito tempo já se faziam massas em forma de disco, misturando farinha e água, com recheios por cima. Desde o Egito Antigo tem-se esse costume. Os tomates, que hoje são fundamentais para o preparo das pizzas, foram descobertos na América e levados para a Europa. Na Itália, antigamente, a pizza era uma comida destinada aos pobres, por ser feita com ingredientes baratos e sobras. Havia, também, o costume de servi-la fechada, em forma de sanduíche ou kalzone.

Definição

Ä  ( (It. /pítsa/))

sf.
1  Prato de or. italiana feito de massa de pão aberta em forma de disco e coberta com molho de tomates, queijo e orégano, ou com diversos outros ingredientes, e assada no forno.

[NOTA: Em Portugal se pronuncia /piza/.]

Acabar em pizza  
1   Bras.   Gír.  Ser encerrada ou interrompida (investigação ou apuração de denúncias de irregularidades administrativas, corrupção etc.) sem levar – ger,. devido a manobras políticas – ao julgamento ou punição dos implicados.
2   P.ext.  Não ter (processo, investigação, denúncia etc.) resultados efetivos, concretos; não dar em nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *