Quem acompanha o F(r)ases da Vida (seria pretensão achar que alguém segue o blog?), sabe que adoro cozinhar e sou apaixonado por palmitos. Já postei algumas receitas e aqui vai mais uma – na verdade de um molho para acompanhar um palmito assado.
Inspirado no molho Aroma do Bosque, servido no restaurante Otto, criei o Cheirinho do Bosque, com uma adaptação de ingredientes e preferências.
A maneira de assar o palmito é a mesma de sempre (veja um exemplo aqui), já o molho é uma mistura de tomates frescos picados e molho de ervas frescas e desidratadas batidas em azeite extra virgem e regadas com molho inglês.
Apesar da foto ligeiramente fora de foco, o molho fica com um sabor perto da fronteira entre o salgado e o doce, o temperado e o neutro (dependendo da mistura de ingredientes que você fizer).
Ingredientes para o molho
Tomates frescos picados
Manjericão fresco
Salsa fresca
Manjerona desidratada
Sálvia desidratada
Azeite extra virgem
Molho inglês
Modo de fazer:
Coloque os tomates e as ervas frescas no liquidificador com o azeite (quantidade a gosto) e pulse rapidamente. Retire, coloque a manjerona e a sálvia e o molho inglês, em quantidade suficiente para o número de palmitos que estejam sendo preparados e tendo sempre em vista se prefere um sabor mais forte ou mais neutro.
Abra os palmitos depois de assados, coloque o molho e sirva em seguida.
PS: Castanhas podem ser acrescentadas ao molho.
PS’: Reserve alguns tomates e ervas frescas para decorar o prato.