Beach Boys Smile: O maior “Álbum não Lançado” de todos os tempos chega às lojas em 2011

12/03/2011 5 Por Fernando de Oliveira

Smile era para ser o grande disco de 1967. O genial Brian Wilson trabalhava no seu mais ambicioso projeto e prometia sacudir o mundo com novas composições e arranjos. Os Beach Boys estavam no auge e a sua gravadora (a Capitol) apostava todas as fichas no seu menino de ouro.

Infelizmente, um coquetel de drogas, depressão e loucura fizeram Brian desabar e o projeto afundar. Para piorar, os Beatles ainda vieram com Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, mudando a história do rock.

O baque foi grande e Brian nunca mais se recuperou plenamente. Os Beach Boys lançaram um híbrido Smiley Smile – com algumas canções do Smile original, retalhos e novas canções. O resultado foi um ótimo single – Good Vibrations – e um álbum fraco.

Dezenas de bootlegs foram lançados com trechos das sessões de gravação – todos superiores ao Lp lançado em 1967 – e várias canções do disco original foram sendo lançadas nas décadas seguintes.

Em 2004, Brian Wilson e sua banda resolveram recriar o Smile. Ele refez a parceira com o letrista Van Dyke Parks, terminou algumas composições inacabadas e encontrou outras que estavam perdidas. Vendeu milhões de cópias, foi bem nas paradas (chegou ao 7° posto no Reino Unido) e até ganhou um Grammy.

Agora, em 2011, a Billboard anunciou que a versão original de Smile será lançada, podendo fazer com que o melhor disco do ano tenha sido gravado há 45 anos. O lançamento foi compilado de mais de 30 horas de gravações e não teve nenhuma parte regravada. Serão vários formatos, incluindo um set com 4 CDs, 2 Lps em vinil e 2 singles, também em vinil, além de um libreto de 60 páginas.

A data do lançamento ainda não foi confirmada, mas a expectativa já é grande em todo o mundo. Afinal, faz tempo que não se produz algo com o padrão de qualidade dos anos 60.

O lançamento está a cargo do engenheiro de som Mark Linett e do historiador e arquivista Alan Boyd, que sempre estiveram relacionados aos lançamentos do grupo.

Vamos torcer para a Capitol não desistir da idéia, como já aconteceu nos anos 90.

Detalhe: Os outros Beach Boys Mike Love à frente – nunca gostaram do projeto.

Detalhe II: O novo lançamento será mixado em mono, como Brian sempre fazia, já que é surdo de um ouvido.