Currículo

Poucas coisas enganam tanto quando um currículo. Indispensável na hora de avaliar uma contratação ele é – principalmente em jornalismo – um oásis de falsas impressões. Já disse aqui que quase nunca um(a) repórter razoável se transformará em um editor(a) razoável. Nem sempre um currículo cheio de itens significa que o jornalista sabe trabalhar. E nem sempre ter um corpinho bonito significa que a pessoa seja mais que uma bela vista.

Imagino como deve ser analisar um currículo, contratar uma pessoa e descobrir – em um dia – que a pessoa não serve. Sinal de competência?

Currículo

A palavra currículo remete, num primeiro momento, à forma abreviada e aportuguesada da expressão curriculum vitae ( conjunto de dados concernentes a quem se candidata a um emprego). No contexto da educação, porém, currículo é o conjunto dos conteúdos fundamentais de uma disciplina ou de um curso. Os currículos das escolas brasileiras, por exemplo, seguem parâmetros nacionais (PCNs), instrumentos importantes para a garantia de um padrão mínimo de qualidade em todo o sistema educacional.

currículo1 (cur.ri.cu.lo)

sm.

1. Ato de correr; CORRIDA; CURSO

2. Pequeno atalho, desvio de caminho

3. Bras. O conjunto das matérias de um curso: currículo de medicina: currículo do ensino fundamental.

[F.: Do lat. curriculum, i, ‘ato de correr’; ‘carreira’; ‘local onde se corre’.]

Curriculum vitae.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *