Petrópolis terá festival de gastronomia orgânica

A décima edição do Petrópolis Gourmet começa no próximo dia 28 (quinta) com uma novidade: o evento, que durava 10 dias, agora será realizado em cinco finais de semana e vai até o dia 27 de novembro. As principais atrações do evento se concentram no Mercado Gourmet, espaço montado ao lado do Hortomercado em Itaipava, além é claro das estrelas da festa que são os restaurantes.

Ali serão realizadas, por exemplo, as Oficinas Gastronômicas, com a participação de chefs especialistas em alimentos orgânicos, trazidos pelo Senac Rio: Henry Schneider, Teresa Corção, Osvaldo Gorski, Ciça Roxo, Fabrice Lenud, Ana Salles e Maria Victoria. Estão confirmadas também as participações do subchef de cozinha Marco Lima e da produtora de culinária Daniela Meira, ambos do Programa Mais Você da TV Globo; do enólogo e consultor Rafael Puyau, da Chez Puyau; do consultor e gestor de bebidas Rui Serradas, com um workshop sobre coquetéis com frutas orgânicas; do Chef Pizzaiolo Antônio Lo Presti e de Rula Simões, com culinária grega.

Também funcionarão no Mercado Gourmet o Bar da Bohemia, o Armazém Gourmet, com produtores do próprio Hortomercado e artesanato, e o Café Literário promovido pela Duetto’s Café e editora Senac, com exposição e venda de livros da área de gastronomia e tardes de autógrafo, com a participação, entre outros, do jornalista Chico Junior, que estará autografando o seu livro “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”.

As crianças continuam com seu espaço garantido no Gourmet Kids, com área de lazer e oficinas feitas especialmente para elas. Ricardo Gonzalez, da Divino Segredo (produção artesanal de pães, bolos e biscoitos), vai ensinar a criançada a preparar brownies, muffins, torta e minipães, todos integrais, e biscoitos amanteigados.

Restaurantes

O Gourmet nos Restaurantes conta com 28 participantes, que elaboraram um menu utilizando produtos orgânicos: Afrânio, Albergo Del Leone, Alvorada, Atelier Molinaro, Arcádia Bistrô Imperatriz, Barão Gastronomia, Bomtempo Resort, Bordeaux Ipiranga, Bordeaux Itaipava, Capitólio Sushi, Don Bistrô, Duetto´s Café, Il Perugino, Imperatriz Leopoldina (Solar do Império), LOG Restaurante, Majórica, Massas Luigi, Nikko Sushi, Oliveiras da Serra, Pousada Paraíso, Pousada Paraíso Açu, Quinta da Paz, Sal da Terra (Pousada Orquídea da Serra), Solar Fazenda do Cedro, Tai Tai, Tambo los Incas, Tankamana e Zafferano Itaipava.

Concurso gastronômico

Já estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural Gastronômico, destinado à descoberta de novos talentos. Podem participar estudantes de gastronomia e gourmets, residentes no estado do Rio de Janeiro. Assim como em 2009, o prêmio para o vencedor é uma bolsa de estudos de dez dias na França com tudo pago. O participante deverá inscrever uma receita de prato principal que tenha, obrigatoriamente, influência dos orgânicos locais e preparado com pelo menos um destes produtos típicos do município de Petrópolis: truta, escargô, legumes orgânicos ou cogumelos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro pelo site www.petropolisgourmet.com.br, onde estão o regulamento e outras informações.

As informações são do Viagem & Sabor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *