Com todo o sucesso da saga Crepúsculo e das séries sobre vampiros, vale uma exlicação sobre alguns termos que podem ser confundidos: Vampirismo e Morcegar. Embora ambos possam remeter a morcegos e vampiros, são, na verdade, coisas bastantes diferentes e facílimas de se encontrar. Enquanto o vampirismo é, na maioria das vezes, uma crença, a morcegação é uma atitude, que irrita e merece chibatadas.
Veja as definições:
Vampirismo, em sua acepção tradicional, é a crença na existência de vampiros. No caso da matéria, o termo designa também a recorrência de enredos envolvendo vampiros nos romances atuais.
(vam.pi.ris.mo)
sm.
1. Crença na existência de vampiros
2. Fig. Ambição, avidez desmedida, voracidade: O vampirismo do poder.
3. Fig. Caráter, comportamento, atitude de quem busca se apropriar com avidez do que é de outrem, agindo em causa própria, sem pensar nas consequências de seus atos: O vampirismo dos grandes banqueiros é inaceitável.
4. Fig. Atitude, comportamento de mulher que usa a beleza com o propósito de atrair os homens, subjugando-os por capricho
5. Ver necrofilia
[F.: vampir(o) + -ismo.]
v.
1. Tirar vantagem de (alguém ou certa situação). [td. int. ]
2. Gír. Trabalhar vagarosamente, para se poupar. [int. : O funcionário estava morcegando.]
3. N.E. Pop. Embarcar em ou saltar de veículo em movimento (bonde, trem). [int. ]
4. MG Tabu. Praticar (um casal) o morcegão (sessenta-e-nove), cunilíngua e felação ao mesmo tempo. [int. ]
[F.: morceg(o) + –ar. Hom./Par.: morsegar (todos os tempos do v.); morcego (fl.), morcego /ê / (sm.)]
Moral da história: Cuidados com espécies humanas em atividade rotineira de vampirismo ou morcegação são essenciais para um bom relacionamento no mundo real.