Rede Viral ou como espalhar notícias

25/01/2010 5 Por Fernando de Oliveira

Adoro essa mania de inventar novas nomenclaturas para coisas já bem velhinhas. Uma das mais novas modas são as redes virais. Quem lê pela primeira vez pode até se assustar, mas não é nada mais que o famoso compartilhamento de conteúdo.

Agora, uma pesquisa, realizada pela F/Nazca com o Datafolha, descobriu que mais da metade dos 66 milhões de internautas brasileiros identificados têm o costume de publicar conteúdos na rede.

Cerca de 45,5 milhões de pessoas, ou seja, 69% dos usuários nacionais compartilham conteúdos online, sendo que a maioria utiliza o Orkut como principal canal (54%). Os outros meios preferidos para o compartilhamento são o MSN (45%) e o e-mail (41%).

O melhor é que nem tudo é óbvio. Por exemplo, a maioria das pessoas que compartilham está no Nordeste e não no Sudeste, sabia?

De forma geral, os conteúdos mais populares na rede são as fotos – trocadas por 49% dos internautas, seguidas de textos e vídeos, ambos com 30%.

Engraçado que há empresas que contratam gente para serem virais e falam disso como se fosse uma grande novidade (espalhar notícias). Eu mesmo quase já fiz isso – aliás, people, vamos melhorar esse serviço, porque anda fraquinho e é ano de eleição.

Durou menos de 8h esse quase emprego.  😉