Álbum, e single do The Umoza Music Project, chamados “Home” serão lançados em maio. McCartney gravou sua participação durante as sessões do álbum McCartney III
Paul McCartney sempre teve uma ligação com os ritmos africanos. Foi na Nigéria que, em 1973, gravou o clássico Band on the Run.
Agora, o ex-beatle será uma das participações especiais do novo álbum do The Umoza Music Project, grupo formado por músicos malawianos.
O álbum (e single) se chamará “Home” e também terá a presença de outros artistas britânicos.
Porém, a mais importante delas será a de McCartney e seu baixo Hofner, em uma participação gravada durante as sessões de seu álbum “McCartney III”.
— Eu sempre amei a música africana. Então, quando me pediram para participar eu agarrei a chance e terminei tocando meu baixo Hofner nessa canção bem legal. Foi demais colaborar com esses excelentes músicos africanos — diz McCartney em seu site.
A banda, formada em 2010 pelo produtor britânico John Tobin e o cantor e compositor malawiano Max Jere, acabou recrutando mais e mais artistas e lançou, em 2015, o álbum “Let Them Speak”.
Separados por muitos quilômetros de distância
Por conta das restrições causadas pela pandemia da COVID-19, o álbum foi gravado sem que os músicos de Malawi e da Inglaterra pudessem se encontrar.
As participações foram combinadas por aplicativos de mensagens e gravadas em estúdios a mais de 8.000 km de distância.
O álbum terá 12 canções, que foram mixadas nos lendários estúdios de Abbey Road, em Londres.
Detalhe interessante é que as músicas são cantadas em Chichewa ou língua nianja, dialeto muito falado em países como Moçambique, Zâmbia, Tanzânia e Malawi, até mesmo o single “Home”.
— O baixo de Paul realmente entrou no groove da canção. Ele nos ajudou a criar uma grande faixa, que será o nosso single e trará essas lindas vozes malawianas para o foco da atenção de muitos amantes da música ao redor do mundo. Nós estamos muito gratos a ele e animados com a oportunidade das pessoas poderem ouvir nossa música — explica John Tobin.
“Home” será lançado em CD, vinil e nas plataformas digitais no dia 6.
Uma versão deste texto foi publicada na Revista Ambrosia.