Empresa finlandesa, que pode ser a mais prejudicada por conta da guerra na Ucrânia, terá assentos polêmicos nas suas classes Executivas
A Finnair, cia. aérea finlandesa, anunciou nesta segunda-feira (28/02) que, com o fechamento do espaço aéreo da Ucrânia e Rússia, por conta da guerra entre os dois países, retirou as previsões de lucro para esse e o próximo trimetre e semestre.
Esse decisão é um sinal de alerta, já que várias rotas de longa distância da empresa passam (ou passavam) pelo espaço aéreo russo e estão impedidas de operar.
“O fechamento do espaço aéreo russo afeta significativamente o tráfego aéreo entre a Europa e a Ásia, que desempenha um papel importante na rede Finnair”, informou a empresa, em um comunicado.
Segundo os últimos dados disponíveis, caso todos os voos da Finnair para a Ásia tiverem que ser cancelados, a empresa perderia ? de sua receita.
O CEO da Finnair, Topi Manner, também disse, no mesmo comunicado, que a empresa está “aplicando um plano de contingência. A situação tem um impacto considerável na Finnair. Evitar o espaço aéreo russo aumenta consideravelmente os tempos de voo para a Ásia. Portanto, a operação da maioria de nossos voos de passageiros e carga para a Ásia não é economicamente sustentável ou competitiva”.
Mundo louco: comida de avião em casa e voos para ‘lugar nenhum’
Classe Executiva com assentos não reclináveis
A Finnair revelou, em janeiro, que suas aeronaves A330 e A350 receberão novos assentos nas classes Executivas e Premium Economy.
A notícia, que deveria ser boa, acabou gerando muita polêmica entre especialistas e usuários dos serviços da empresa.
A polêmica acontece por conta da informação que os novos assentos da classe Executiva (Airlounge), desenvolvidos pela Collins Aerospace, não reclinam!
Apesar da promessa de mais conforto, mais tecnologia e mais luxo (veja o vídeo abaixo) o conceito não parece ter agradado grande parte da mídia especializada e dos passageiros dessas cabines.
Para compensar esse novo conceito, os passageiros vão receber almofadas, pufes e colchões para que possam “personalizar” o assento.
Está certo que os assentos são extremamente largos e espaçosos e que a configuração 1-2-1 permite que todos os passageiros tenham acesso direto aos corredores e que,para quem viaja em casal, existe uma divisória de plástico que pode ser rebaixada, permitindo o contato entre as pessoas.
Também é verdade que a empresa diz que “o assento foi projetado para maximizar seu conforto, espaço e liberdade de movimento durante um voo de longa distância”.
Porém, ainda pairam muitas dúvidas sobre o conforto desses assentos.
Uma Premium Economy mais tradicional
As mudanças nos aviões da Finnair também serão sentidas pelo que voam na Premium Economy.
Segundo a companhia, a nova classe Premium Economy terá assentos que oferecerão quase 50% a mais espaço do que os da classe Econômica “normal”.
O mais interessante é que os novos assentos da classe Premium Economy reclinam!
Esse acréscimo de espaço se deve ao fato de serem apenas 26 lugares por aeronave.
No vídeo abaixo é possível ver as “novas funcionalidades”, que incluem descanso de pernas, apoio de cabeça e compartimento para guardar notebooks e outros objetos, além de conferir como é a nova classe Executiva.
Ainda não viajamos em um desses novos assentos (o que pode demorar bastante por conta da guerra na Europa), mas estamos bastante curiosos.
Caso tenha viajado em uma das novas classes da Finnair, deixe suas impressões nos comentários.
Fotos: Finnair/Divulgação