Você sabe a razão de pegar um ônibus para chegar ou sair do avião?

Andar de ônibus é um dos “transtornos” que ocorrem mesmo em grandes aeroportos, que possuem fingers para o embarque e desembarque das aeronaves

Um das grandes reclamações dos usuários do transporte aéreo é quando precisam pegar um ônibus para chegar ou sair das aeronaves.

Geralmente, as pessoas estão carregando bagagens (hoje em dia, cada vez mais) e a entrada e saída dos veículos nem sempre é fácil, principalmente para os idosos e pessoas com deficiência.

Mas, por que isso acontece?

As razões para esse “transporte” ser necessário mesmo em aeroportos onde existem fingers — as pontes telescópicas que por onde os passageiros caminham diretamente para a porta dos aviões — são várias.

Muita gente acredita que isso acontece por razões econômicas, mas não é verdade. Estacionar as aeronaves perto ou longe do terminal não faz nenhuma diferença em relação ao preço pago pela Cia. Aérea.

É tudo uma questão de logística. Os aviões, ao pousarem, são direcionados para os locais mais próximos do terminal. Porém, caso não exista nenhum finger disponível a aeronave é obrigada a estacionar mais longe do terminal, o que exige a utilização dos ônibus.

Outra razão bastante comum para as aeronaves ficarem afastadas dos terminais são os atrasos nos voos, o que faz com que a administração dos aeroportos mova os aviões que sairão fora do horário, liberando os fingers para outros voos.

Também é possível que exista uma manutenção programada para o avião, o que já faz com que ela seja estacionada próxima do local dos trabalhos, mesmo que seja mais longe do terminal e exija o uso dos ônibus.

Dificuldade para os deficientes e idosos

Se para os passageiros “normais” andar nesses ônibus não é a coisa mais agradável/confortável do mundo, imagine para idosos e deficientes.

No mundo ideal, os deficiente e idosos são colocados nos ônibus antes dos outros passageiros e, ao chegarem perto da aeronave, seriam colocados em um equipamento especial — o ambulift —para serem embarcados.

Ambulift

Infelizmente, nem sempre esse equipamento está disponível e não é incomum ver pessoas sendo carregadas para as aeronaves por funcionários das cias. aéreas ou dos aeroportos.

Há algumas outras opções (ampas móveis e plataformas elevatórias), mas elas também não estão sempre disponíveis.

Não se irrite com os ônibus (não vai adiantar)

Apesar de (na maioria dos casos) as razões para ter que pegar um ônibus para chegar ou sair do avião sejam puramente operacionais, em alguns casos a atitude é tomada para o conforto e segurança dos passageiros.

Isso acontece quando as salas de embarque estão lotadas e é preciso mover os passageiros com mais rapidez ou, acredite, quando há alguma ameaça médica ou suspeita de bomba na aeronave.

Portanto, não se irrite ao ter que fazer uso do ônibus para embarcar ou desembarcar de um avião. Além de não adiantar nada, pode ser que seja para o seu conforto e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *