Um prato para ser degustado com um bom vinho. Aqui, colocamos duas receitas de macarrão ao pesto: uma mais complexa e uma bem fácil
Macarrão é sempre um prato fácil de ser preparado e até uma pessoa com pouca habilidade culinária consegue fazer, certo? Errado!
Algumas receitas necessitam de um certo nível de conhecimento sobre ingredientes e de modos de preparo. O fettuccine ao pesto é um desses.
Pensando nas pessoas com todo tipo de intimidade com o fogão, vamos mostrar duas receitas que são deliciosas, sendo que uma delas qualquer um pode fazer.
A origem
Antes, um pouco de história.
O molho pesto, como é bastante fácil de adivinhar, tem origem na Itália. Ele vem da região Norte do país (Gênova). Na Itália ele é chamado de pesto alla genovese e não se sabe exatamente a data da sua criação, mas há receitas registradas em livros que datam de 1863.
A receita mais tradicional leva alguns ingredientes como queijo pecorino romano e pinoli (pinhão),que podem ser substituídos por produtos similares.
Bem, vamos as receitas.
Receita de pesto tradicional
Utensílios
- 1 pilão para misturar os ingredientes
- 1 socador (pode até ser um de caipirinha)
- 1 panela para cozinhar o macarrão
- 1 panela para preparar o macarrão
- 1 frigideira
- 1 escorredor de macarrão
Ingredientes
- 500g de fettuccine verde ou outra massa larga
- 30g de manjericão
- 2 dentes de alho
- 20 gramas de pinoli (caso não encontre, pode substituir por nozes)
- 1 xícara de azeite extra virgem
- Sal (a gosto)
- Pimenta do reino moída (a gosto e de preferência moída na hora)
- 25g de queijo pecorino romano ralado (caso não encontre, use um parmesão de boa qualidade)
- 30g de amêndoas fatiadas (opcional)
- Tomates cereja (opcional)
Modo de fazer
Coloque as amêndoas fatiadas em uma frigideira (fogo baixo) e vá mexendo até que fiquem torradas. Reserve.
Misture o manjericão, o alho, o pinoli, metade do azeite e metade do queijo. Com o socador misture e macere bem os ingredientes até que fique com uma consistência pastosa e granulada. Reserve em uma panela funda.
Cozinhe o macarrão com bastante água e retire quando estiver al dente (não muito cozido). Isso é importante porque a massa vai terminar de cozinhar com o molho.
Escorra, misture com o molho que está na outra panela e, em fogo baixo, misture o restante do azeite, do queijo, os tomates cereja e as amêndoas torradas.
Sirva em seguida. Vai bem com alguma carne frita ou almôndega e, claro, um bom vinho.
Uma versão mais fácil do pesto
Para quem não tem habilidade ou tempo para preparar o molho, há algumas versões industrializadas que são bastante honestas.
Então, troque todos os ingredientes do preparo do pesto (menos o azeite e o queijo) e use o molho industrializado em seu lugar. Provavelmente você vai precisar acrescentar um pouco mais de azeite e de queijo para que o molho fique na consistência certa.
Um vidro de molho pesto custa entre R$ 20 e R$ 45, dependendo da procedência. Usar um molho italiano pode fazer toda a diferença.
Tenho certeza de que, se você não falar nada, seus amigos e família vão acreditar que tudo foi feito por você.