Pais sul-americano decide suspender as restrições aos voos entre os dois países e, consequentemente, a entrada de brasileiros no território da Colômbia
Em um momento conturbado da vida colombiana — quando há até gente querendo derrubar estátuas em homenagem ao navegador Cristóvão Colômbo* — o país vizinho decidiu suspender as restrições de voos com o Brasil.
Efetivamente, isso significa que os viajantes brasileiros (e vindos do Brasil) podem entrar em território colombiano sem a necessidade de fazer quarentena ao chegar ao país.
Os voos entre as duas nações estavam suspensos desde o fim de janeiro, prejudicando o turismo entre os dois países.
O anúncio da medida foi divulgado no Ministro da Saúde colombiano, Fernando Ruiz, no Twitter.
Emitida Resolución 595,elimina restricciones de vuelos desde Leticia y Brasil. Viajeros sólo deben mantener las medidas de bioseguridad y requisitos que para vuelos nacionales e internacionales que establece la Resolución 411 de 2021. ?@MinSaludCol? ?@infopresidencia? pic.twitter.com/WVY3jZcefw
— Fernando Ruiz (@Fruizgomez) May 12, 2021
Teste ainda é obrigatório
Mesmo sem a obrigatoriedade do isolamento, a Colômbia ainda exige a apresentação de um teste PCR negativo (feito até 96 horas antes do embarque) e o uso de máscara.
As regras de flexibilização das normas sanitárias em relação ao novo coronavírus seguem (pelo menos na teoria) as orientações de médicos e órgãos de saúde do país, diferentemente de alguns outros territórios do continente.
O Blog do Feroli ainda não recomenda o turismo para a Colômbia, especialmente enquanto ainda houver a possibilidade de protestos e enfrentamentos entre populares e forças de segurança.
Explicação importante
A palavra Colômbia é derivada do antropônimo genealógico Colombo, como uma homenagem ao marinheiro genovês Cristóvão Colombo (1451-1506), significando a Terra de Colombo, e foi concebida por Francisco de Miranda para se referir a todo o Novo Mundo, especialmente aos territórios sob domínio espanhol e português.