Pandemia e Brexit são alguns dos fatores que explicam a queda no movimento do principal aeroporto de Londres
O aeroporto de Heathrow, em Londres (Inglaterra) vem sofrendo com os efeitos da pandemia, dos lockdowns e do Brexit. Considerado, por anos, como o terminal de maior movimento da Europa, Heathrow perdeu esse posto em 2020.
Agora, o aeroporto mais movimentado do continente é o aeroporto internacional de Istambul, na Turquia. Pior, o terminal inglês caiu para a terceira posição, sendo ultrapassado também pelo aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris.
Segundo um levantamento da agência de notícias Bloomberg, o aeroporto de Istambul recebeu 23,4 milhões de viajantes, seguido pelo de Paris, com 22,3 milhões de pessoas transportadas.
Já Heathrow movimentou apenas 22,1 milhões de passageiros. Esse número é quase insignificante, ante os 81 milhões de viajantes que passaram pelo terminal em 2019.
Regras 29rígidas tiveram grande impacto em Heathrow
As severas restrições para a entrada de estrangeiros (inclusive brasileiros), os lockdowns (que não permitiam algumas viagens dentro do próprio Reino Unido) e o esvaziamento de Londres como centro econômico, por conta do Brexit, são apontadas como as principais razões para a queda no movimento de Heathrow.
O controle da pandemia do novo coronavírus no Reino Unido, onde os abraços estão liberado novamente, deve melhorar um pouco o movimento do aeroporto londrino, mas é difícil acreditar que ele volte a ser o mais movimentado da Europa novamente.
Só por curiosidade, o aeroporto mais movimentado do mundo é o aeroporto Internacional Hartsfield Jackson, em Atlanta, nos Estados Unidos.
* Atualizado em 21/5/2021