Algumas nações estão permitindo a entrada de turistas (até brasileiros) caso eles tenham sido “vacinados completamente”
Apesar de a maioria dos países estar endurecendo as medidas restritivas e mantendo suas fronteiras fechadas, algumas nações decidiram afrouxar as restrições para a entrada de turistas.
É só ter sido vacinado totalmente contra a COVID-19. Ou seja, ter recebido a segunda dose caso o imunizante necessite dela.
Nenhum destino “de peso” para os vacinados
A lista ainda é pequena, apesar de crescer a cada dia, e, com a exceção de uma possível inclusão da Grécia (ainda não confirmada, mas muito provável), nenhum dos países pode ser considerado um destino turístico de peso.
Belize
Esse pequeno país da América Central, assim como a maioria dos que existem na região é conhecido por suas praias, voltadas para o Mar do Caribe.
Além das praias, há uma gigantesca barreira de corais e ruínas Maias que podem ser visitadas pelos turistas.
Mas o que as pessoas procuram são mesmo as praias.
Agora, os viajantes que comprovarem ter completado a vacinação, com pelo menos duas semanas de antecedência, podem entrar no país e aproveitar as suas belezas.
Para nós, brasileiros, a situação ainda é complicada, já que uma parcela mínima da população já recebeu as duas doses de vacinas e a oferta de voos é praticamente nula. Mas, a possibilidade de visitar Belize existe.
Estônia
Essa ex-república soviética, que fica perto do Golfo da Finlândia, possui castelos e igrejas que chamam a atenção. Lá também existem praias voltadas para o Mar Báltico.
A Estônia dificilmente entra nos roteiros dos brasileiros, mas agora, quem tiver sido vacinado pode entrar no país em precisar passar pela quarentena obrigatória de 10 dias ou apresentar qualquer outro teste.
O problema, como sempre, é chegar até lá.
Geórgia
Essa outra ex-república soviética, próxima da Ásia, tem como um dos principais pontos turísticos Vardzia (um grande mosteiro construído em cavernas no século XII.
Imortalizada na canção “Back in the U.S.S.R.”, dos Beatles, o país também produz alguns vinhos muito interessantes.
The Ukraine girls really knock me out
They leave the West behind
And Moscow girls make me sing and shout
That Georgia‘s always on
My, my, my, my, my, my, my, my, my mind
Desde o início de fevereiro que qualquer pessoa, de qualquer país, que tenha sido totalmente vacinado e que apresente uma documentação válida comprovando isso, pode entrar no país.
*Grécia
Apesar de ainda não ser oficial, o ministro do Turismo do país (Harry Theocharis) disse que todos os turistas que tiverem sido vacinados completamente (com duas doses, quando necessário) serão bem-vindos no verão (que começa em junho no hemisfério norte).
Caso esse intenção se concretize, finalmente um destino turístico de primeira linha estará aberto aos brasileiros.
Guatemala
Outro país da América Central onde os Maias viveram, a Guatemala (desde fevereiro) permite a entrada de turistas vacinados contra a COVID-19.
Os vulcões do país (especialmente os próximos da cidade de Antígua) são a principal atração do país (há mais para ver, claro, mas isso é uma missão para os roteiros personalizados do Blog do Feroli).
Ilhas Seychelles
Um local praticamente desconhecido antes da vacinação contra a COVID-19 (o país é um caso de sucesso), as Ilhas Seychelles — um arquipélago formado por 115 ilhas no Oceano Índico — são, agora, uma opção que deve ser estudada pelo turista brasileiro.
As vacinas precisam ser tomadas com pelo menos 15 dias de antecedência da chegada ao país.
O que fazer por lá? Curtir uma praia, lógico.
Islândia
Finalmente um destino para quem gosta de frio, gelo e neve. A Islândia tem geleiras, vulcões campos de lava e fontes termais que encantam todos os adoradores do frio.
Apesar de ser chamada de Iceland (Terra do Gelo) em alguns idiomas, a temperatura média anual é de 11.8 °C, o que significa que, dependendo da época do ano, o frio é mais que suportável para a maioria dos mortais.
Lá é possível (novamente dependendo da época do ano) ver a Aurora Boreal ou curtir o Sol da Meia Noite.
Quem estiver vacinado não precisa passar por nenhuma quarentena ou apresentar qualquer teste para a COVID-19.
Porém, pelo menos por enquanto, só são aceitas as pessoas vacinadas com os imunizantes fabricadas pelos laboratórios Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca, e Johnson & Johnson.
Fique atento aos países que aceitam os vacinados
A lista de países que devem permitir a entrada de turistas — principalmente com a adoção do passaporte de vacinação por várias nações — deve aumentar em uma velocidade grande.
Porém, ainda não deve ser fácil embarcar para algum desses destinos por conta da pouca oferta de voos.
Pode ser que seja preciso fazer alguma escala para chegar até o seu destino e é preciso tomar cuidado para que o país da escala não exija alguma quarentena.
Vamos torcer para que a situação esteja mais perto do normal até o fim deste ano.
Fotos: Divulgação/Reprodução Internet