Opção para quem tem alguma restrição de crédito, os pré-pagos ganharam força no Brasil. Mas, eles são bons mesmo?
Um dos grandes entraves para os turistas brasileiros é o alto custo dos meios de pagamentos de viagens (no exterior e no próprio Brasil), assim como o câmbio que não para de subir.
Não faz muito tempo, o Blog do Feroli fez um diagnóstico sobre as vantagens e desvantagens de abrir uma conta internacional para utilizar no exterior.
Porém, com a pandemia, a crise econômica e a falta de empregos, cresce o número de brasileiros com alguma restrição de crédito. Para essas pessoas há a opção dos cartões de crédito pré-pagos.
Mas, eles valem a pena?
Uma maneira de controlar os gastos
Os pré-pagos são bons para quem quer controlar os seus gastos — já que o “crédito” está limitado ao saldo depositado no cartão —, para quem não tem conta bancária e, claro, para os que têm restrições de crédito, o popular “nome sujo”.
Por ser um cartão com saldo definido, ele não permite que o seu portador se endivide ainda mais (só pode gastar o que tem), o que é uma grande vantagem.
Além disso, eles (normalmente) são aceitos no Brasil e no exterior como um cartão de crédito comum e com bandeiras conhecidas (Visa, Mastercard, Elo, etc) e possuem os mesmo mecanismos de segurança dos cartões convencionais.
Cuidado com o custo das recargas
A grande pegadinha desse tipo de cartão está no momento de fazer as recargas. Dependendo da empresa administradora e do valor que se quer depositar, a taxa cobrada pode não ser nada animadora.
É preciso observar bem as condições de cada cartão e organizar os depósitos para que sejam feitos nas melhores condições possíveis (algumas vezes até sem a cobrança de taxas).
Onde encontrar?
Os cartões pré-pagos se tornaram tão populares que podem ser encontrados em muitos supermercados, lojas de conveniência, magazines, etc.
Os custos para a “compra” desses cartões não costuma ser grande e o investimento é muito válido se você pretende utilizá-lo para algum fim específico.
Ele pode servir como uma espécie de poupança para viajar (por exemplo), embora o ideal seja sempre fazer depósitos (que podem ser realizados pela internet) de valores grandes e que permitam pagar uma taxa menor.
Por grande queremos dizer algo acima de R$ 50.
Portanto, se você está com alguma restrição de crédito e pretende viajar, os cartões de crédito pré-pagos podem ser uma solução muito atraente.
Veja quais estão disponíveis perto de você e leia com cuidado as condições antes de finalizar a compra.