O Royal Albert Hall, a casa de shows mais famosa de Londres completa 150 anos e ganha um clipe de 90 segundos com cenas inéditas de espetáculos realizados por lá
Inaugurado em 1871 pela rainha Vitória, o Royal Albert Hall (RAH) tem o privilégio de receber todos os anos os maiores nomes da arte e da música.
Para iniciar as comemorações pelos 150 anos de sua inauguração, um clipe de 1min30s foi produzido e Mick Jagger convocado para fazer a narração.
Jagger lê um poema do inglês W.H. Auden chamado “For Friends Only” (“Apenas para Amigos”, em tradução livre).
Chamado de “Your Room Will Be Ready” (“Seu Espaço Estará Pronto”), o filme emocionou o roqueiro.
— Sem dúvidas, o Royal Albert Hall é um dos grandes palcos do mundo — disse um Jagger orgulhoso por narrar o vídeo.
Cenas inéditas
Apesar de não serem um dos artistas que mais se apresentou no RAH, os Rolling Stones aparecem em uma cena do seu concerto realizado em 1966, junto com várias imagens inéditas de concertos de outros grandes nomes.
Das mais de 40 imagens mostradas, há clipes de Jimi Hendrix (1969), Led Zeppelin (1970), Diana Ross (1973), Creedence Clearwater Revival (1970).
Veja os artistas e personalidades que passaram pelo RAH
Também é possível conferir cenas de shows de Shirley Bassey, Jacqueline du Pré, Luciano Pavarotti, Freddie Mercury e Adele, entre outros.
Até mesmo o gênio Albert Einstein aparece em um discurso feito em 1933 contra os nazistas.
Só o começo
O filme marca o início das comemorações que seguirão até 2022 e contarão com apresentações de artistas como Patti Smith, Gregory Porter, Brian Wilson e Alfie Boe.
Ainda não há data para a volta dos espetáculos (e do público), mas ele não acontecerá antes do fim de março.
Desde o início da pandemia o RAH já teve mais de 330 shows cancelados e acumula uma perda de £34 milhões.
Mesmo assim, o Royal Albert Hall continua um dos marcos de Londres.
Tours guiados
Ainda não é possível entrar no Royal Albert Hall, mas, assim que for permitida a entrada de público, voltará a existir a oportunidade de conhecer as entranhas da casa de espetáculos em um dos seus tours guiados.
São várias opções que permitem, entre outras coisas, conhecer o camarote real, usado apenas por reis e rainhas, os bastidores da casa de espetáculos e ouvir as histórias que viraram História e, caso queira, tomar um autêntico chá-inglês.
O passeio vale cada libra cobrada.
Quando tudo “voltar ao normal”, o Blog do Feroli pode conseguir as melhores promoções com os seus parceiros (TripAdvisor e GetYourGuide). Entre em contato.
Com informações do jornal The Guardian