Já ouviu falar em olivoturismo?

Acredite, o olivoturismo — turismo baseado na produção do azeite — vem crescendo, principalmente no Alentejo, em Portugal

Os tempos loucos onde as pessoas pegam um avião para partir e chegar no mesmo destino parecem que vão acabar até o fim deste ano (esperamos).

Então, para dar um ar diferente na sua próxima viagem, você pode optar por um destino onde o olivoturismo seja um dos destaques.

[the_ad id=”31594″]

[the_ad_placement id=”adsense-in-feed”]

Olivoturismo?

O olivoturismo, ou turismo baseado na produção do azeite, vem sendo um dos destaques em várias partes do mundo, principalmente na região do Alentejo, em Portugal, onde são fabricados alguns dos melhores azeites do mundo.

Assim como com as uvas que produzem os melhores vinhos, o azeite é produzido a partir de azeitonas selecionadas e que nem sempre são saborosas se provadas in natura.

BannerROTEIROS-1
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

E, assim como nas vinícolas, os turistas podem fazer tours guiados pelas propriedades onde são plantadas as azeitonas e fabricado o azeite, acompanhando todo o processo, do plantio até a produção do óleo, passando pela colheita.

Esses tours também podem servir para degustações que mostrem as diferenças entre os vários tipos de azeites.

Experimente o Azeite De Oliva Extra Virgem Premium Português Templários

Museu do azeite

Há várias opções para os que quiserem se jogar de cabeça no conhecimento sobre a história do azeite.

Uma das opções é fazer uma sitia até o Lagar Museu Melara Picado Nunes, que conta a história da família produtora do azeite da região ou o Templo do Azeite, em Cano (clique na imagem abaixo).

Nele, que fica na Aldeia de Galegos (em Marvão), o visitante pode passear por um olival e conhecer uma antiga propriedade produtora de azeites, assim como uma fábrica em pleno funcionamento.

Mas, se a ideia for relaxar, há uma série de hotéis e spas temáticos, todos ligados ao azeite e com tratamentos de pele baseados no precioso líquido.

Veja as promoções da TAP

Azeites de qualidade e envelhecidos

Outro ponto em comum com os vinhos é que alguns azeites podem ser guardados por anos e alcançar sabor (e preços) inacreditáveis. Porém, não é preciso gastar uma fortuna para fazer uma degustação de azeites de qualidade.

Experimente. Afinal, o que seriam das receitas portuguesas sem um bom azeite?

Clique na imagem e conheça o Kit de Azeites Herdade Do Esporão

Assim que as fronteiras se abrirem, vale conferir.

Curiosidade: todas as azeitonas “nascem” verdes. Depois, a medida que vão amadurecendo, mudam de cor para amarelo até chegarem a cor preta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *