Qual o maior avião do mundo?

Neste artigo, vamos listar alguns dos maiores e mais potentes aviões para transporte de pessoas. Afinal, tamanho é documento?

Viajar é muito bom para relaxar, conhecer pessoas e culturas novas ou apenas matar curiosidades sobre certa região

Seja um roteiro turístico, um mochilão ou só de passagem, conhecer outras cidades, estados ou até países faz bem e nos faz enxergar o mundo de maneira diferente.

E se existe um protagonista quando o assunto é viagem, este é o avião. Conhecido por transportar centenas de pessoas de uma só vez, este meio de transporte revolucionário cruza estados, países, continentes e oceanos em algumas horas, tornando o mundo cada vez mais fácil de conhecer para os viajantes mais assíduos.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

E, por falar em avião, você sabe qual é o maior avião de passageiros já construído pelo homem?

Neste artigo, vamos listar alguns dos maiores e mais potentes aviões para transporte de pessoas.

O quinto colocado nessa lista é o Boeing 787, que tem 17 metros de altura e 68m de comprimento. Ao todo, o avião consegue levar 336 pessoas em duas classes.

Este avião foi construído com materiais compostos (o primeiro comercial a ser construído desta forma), o que reduziu o seu peso.

Outro gigante é o Airbus 350, que tem 73 metros de comprimento, 17 de altura e consegue comportar até 410 pessoas em três classes.

Este avião é conhecido por ter uma longa autonomia, que chega até 20 horas de duração e deve ser utilizada pela Qantas.

Qual o maior avião do mundo? Foto: Divulgação

Um dos mais conhecidos e também gigantesco é o Boeing 777, que conta com 74 metros de comprimento, 18,5 de altura e é conhecido por ser o maior bimotor do planeta. Econômico, ele é o preferido das companhias aéreas ao redor do mundo.

O Boeing 777 tem a capacidade até 442 assentos, de acordo com a quantidade de classes.

Com mais de 50 anos de mercado, o Boeing 747 consegue comportar até 410 passageiros.

 

Com altura de 19,4 metros e comprimento de mais de 76 metros, o avião está prestes a parar de ser fabricado por ter quatro motores, o que gasta mais combustível que os concorrentes.

E o campeão dessa lista é o Airbus A380, considerado o maior avião comercial já construído pela humanidade.

Para se ter uma ideia, ele possui 24 metros de altura, tem mais de 72m de comprimento e pode levar até 850 passageiros de uma só vez!

Qual o maior avião do mundo? Foto: Tecnoblog

 

No entanto, as companhias aéreas modificam a configuração dos assentos, o que reduz a quantidade de passageiros, o que pode variar entre 500 e 600 pessoas.

Esse modelo só é usado no Brasil no trecho Dubai-São Paulo, pela companhia Emirates.

Para se ter uma ideia, o Aeroporto de Guarulhos (GRU) precisou passar por uma reforma para receber o avião. As adaptações incluíram um aumento na largura da pista.

Porém, nem tudo são flores. Mesmo sendo grande, muito bonito e bem espaçoso, o avião fracassou em vendas. Foram somente 251 encomendas e 242 entregas. Ele deverá deixar de ser produzido já no ano que vem.

O estimado para um avião de grande porte é que ele permaneça em linha por cerca de 30 anos, mas ele durou cerca de dez anos. Duas unidades foram devolvidas para desmonte, o que é muito negativo.

Notou que somente a Boeing e a Airbus aparecem na lista? A Airbus é uma empresa de Sociedade Européia, fundada nos anos 70 e tem um faturamento estimado em 70,5 bilhões de euros, com cerca de 133 mil empregados.

Do outro lado, a Boeing é uma multinacional fundada nos Estados Unidos em 1916 e tem uma receita estimada em 93 bilhões de dólares, com cerca de 141 mil empregados.

Por aqui, a Embraer fechou parceria para uma joint-venture com a Boeing. A nova empresa tem como foco aviões de defesa e executivos.

One Reply to “Qual o maior avião do mundo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *