Você sabe o que esperar de um café da manhã no exterior?

Normalmente a primeira refeição do dia, o café da manhã pode ser bastante diferente, dependendo do país visitado, sabia?

Nós, brasileiros, geralmente estamos acostumados com aquele café da manhã composto por pão francês, queijo (minas), café preto ou com leite, uma fatia de bolo, suco de laranja e algum iogurte.

Esse é o menu básico dos restaurantes, pousadas e casas espalhadas pelo país. Porém, quando viajamos para algum país estrangeiro, é no café da manhã que sofremos o primeiro choque cultural.

Há lugares onde delícias razoavelmente comuns (croissants, biscoitos e queijos) estão incluídas na refeição. Ms há outros lugares onde as delícias podem incluir itens bem menos comuns para os brasileiros.

Nesse texto vamos dar uma passeada pelo que podemos esperar do café da manhã em várias partes do mundo.


Suíça

Café da manhã ao redor do mundo

Frio, chocolate, fondue, riqueza e belas paisagens. Essas são, na maior parte das vezes, as coisas que pensamos quando falamos de Suíça. Mas, como é o café da manhã por lá?

Claro que um chocolate quente e pães fazem parte do desjejum dos suíços, mas o ponto alto da refeição é o muesli. WTF is muesli? Muesli é uma mistura de iogurte (ou leite), frutas frescas e café (ou chá), que geralmente é servido em uma tigela individual. Leve e fresco, o muesli foi criado por volta de 1900 e é figurinha fácil em praticamente qualquer hotel do país.

Estados Unidos

Café da manhã ao redor do mundo

Em um país continental como os Estados Unidos (e o Brasil) é claro que vamos encontrar muitas variedades de cafés da manhã. Porém, alguns itens são básicos em todo o país. São eles: café preto, donuts, waffles e, claro, BAGELS.

Bagels, para quem não sabe, são aqueles pães redondos, com massa um tanto dura e que podem vir com vários tops (ou não). Eles podem ser comidos com manteiga, cream cheese, alguma geleia ou usados para fazer sanduíches

Não é difícil encontrar hotéis mais modestos onde exista uma máquina de bagels, com vários tipos, e nenhum outro tipo de pão. Ame-o ou deixe-o, é impossível fugir dele.

Grécia

Café da manhã ao redor do mundo

Grécia é sinônimo de iogurte grego. Se você visitar a Grécia e não serviram iogurte no café da manhã, você não esteve na Grécia.

O iogurte é servido com mel e amêndoas, mas não é somente isso que se toma no café. Os gregos geralmente incluem ovos cozidos, frios, pão, tomate e queijo feta.

Não tem como sair errado, tem?

França, Espanha e Itália

Café da manhã ao redor do mundo

Nesses três países os brasileiros poderão se sentir mais “em casa”. Assim como nós, eles não consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia.

Por conta disso, as refeições são mais leves e os ingredientes bem mais parecidos com os nossos. Presunto, mortadela, queijos, torradas, croissants e um bom expresso (ou cappuccino).

Caso vá visitar algum desses países algum dia, não se preocupe, você não vai se sentir um estranho no ninho, pelo menos no café da manhã.

Argentina

Café da manhã ao redor do mundo

A Argentina é uma maravilha em termos gastronômicos. Buenos Aires, então, indescritível. As medialunas (meia-luas), uma espécie de croissant, são o principal foco do café da manhã dos hermanos.

Claro que o café com leite, o suco de laranja e até mesmo um doce de leite são presenças na mesa dos hotéis e cafés espalhados pelo país. Há até quem goste de empanadas no café da manhã. Exagero?

Países nórdicos – Suécia, Noruega e Dinamarca

Café da manhã ao redor do mundo

Alguns dos mais interessantes cafés da manhã são servidos nos países nórdicos. Nada de coisas muito doces. O foco são os sanduíches abertos de uma só face. Um tipo de bruschetta macia e fria.

Os recheios são os mais variados. Podem ser queijos, maioneses, legumes, prontos, frios, ovos, peixes defumados e até caviar. Tá, podem ser servidos com alguma geleia ou frutas vermelhas.

As variações são sutis de país para país e todas elas deliciosas, principalmente em relação aos tipos de pão usados.

Japão

Café da manhã ao redor do mundo

Café da manhã no Japão é coisa séria. Quase um banquete que, em alguns momentos, lembra um rodízio onde até sushi e sashimi fazem parte do menu.

É fácil encontrar sopas, arroz branco, vegetais, peixes, soja, tofu e chá verde entre os pratos servidos.

Com certeza comer peixe no café da manhã pode parecer estranho, mas é tudo muito saboroso.

Reino Unido

Café da manhã ao redor do mundo

Aqui está um café da manhã “de peso”. O full English Breakfast tem salsichas/linguiças, cogumelos, tomates assados, feijão, bacon, torradas e até ovo e batatas.

Muita gente torce o nariz para essa combinação, mas os ingleses são loucos por ela (reclamam muito quando viajam e ficam privados dessa mistura).

Tenho que dizer que essa refeição pode até permitir que você não almoce e que ela cai muito bem com o clima frio de grande parte do Reino Unido. Não é difícil de se acostumar.

Tem disposição e quer economizar uma graninha com o almoço? Vá de full English Breakfast.

China

Café da manhã ao redor do mundo

Pode ser que o momento não pareça oportuno para falar em nada relacionado com a China, mas a comida chinesa vai continuar sendo muto popular (e gostosa), assim como o café da manhã, baseado nos deliciosos dim sum (uma espécie de bolinho, geralmente com massa de arroz e cozido no vapor).

Os dim sum são servidos principalmente no fim da manhã (mas também no café da manhã) e incluem uma série de recheios, além de sopas, macarrão vegetais e frango. Pode parecer mais um almoço, e muitas vezes é mesmo.

Como acordar na China não deve acontecer tão cedo, se puder, peça algum dim sum no seu restaurante preferido e veja como são.

Enquanto isso, no Brasil…

…uma boa média (que não seja requentada), pão francês com manteiga, um café coado, pamonha, pão de queijo, queijo minas, goiabada, suco de laranja, bolo de fubá e leite fresco, continuarão a ser itens básicos no café da manhã do brasileiro.

Não esqueçamos das panquecas, água de coco e das frutas tropicais. Ou seja, seja lá como for, as opções são muitas e para todos os gostos.

Mas, lembre-se, quando estiver viajando não deixe de provar o que as pessoas do local costumam comer. Sempre será uma experiência, no mínimo, diferente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *