Pegadinhas do metrô de Londres (parte 3) – fique atualizado sempre

Tenha sempre um aplicativo (ou mapa) atualizado. O metrô de Londres vive mudando. Não é difícil procurar uma estação e descobrir que ela não existe mais e que outras surgiram “do nada”

O metrô de Londres é um ser vivo. Linhas e estações abrem e fecham com alguma regularidade, o que sempre pode causar confusão, não importa se você é um novato ou um visitante regular.

Como a maioria das viagens deve ficar mesmo para o ano que vem por conta do coronavírus, valem alguns lembretes.

Elizabeth Line em 2021

Um grande mudança (que já está bem atrasada) e que promete mudar a vida de londrinos e turistas é a abertura da linha Elizabeth (em homenagem a rainha) e que terá 37 estações cobrindo 73 milhas.

Segundo a empresa de transportes de Londres, essa será uma das maiores intervenções na rede nos últimos 100 anos. De um lado, ela vai ligar Reading e o aeroporto de Heathrow, e, do outro, o centro de Londres a Shenfield e Abbey Wood.

Metrô de Londres

A nova linha vai se conectar com quase todas as já existentes e, embora não haja planos (anunciados), é bem provável que alguma das estações existentes seja fechada.

Apesar de não ter sido oficialmente divulgado, correm boatos na imprensa inglesa de que serão feitos estudos para determinar a viabilidade de todas as novas estações, assim como das antigas.

E, como eles não têm problemas em fechar estações, precisamos estar preparados para mudanças no deslocamento pela cidade.

Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Mantenha-se atualizado

Pode parecer coisa do século passado (e é), mas ainda é possível encontrar mapas do metrô de Londres em algumas estações da cidade (na maioria, na verdade) e uma das vantagens é que eles estão sempre atualizados e não precisam de nenhuma conexão com a internet para funcionar.

Claro, que há uma grande variedade de aplicativos para smartphones que oferecem o mesmo serviço, mas tenha sempre a versão mais atualizada, já que mudanças podem acontecer a qualquer momento.

Esse conselho serve muito para quem já visitou a cidade antes. Nas últimas décadas várias estações saíram do mapa. Algumas delas eram até famosas e outras ganharam tours guiadas e até projetos de reabertura.

Portanto, fique esperto.

E-BOOK - PERFIL DE VIAJANTE - CAPA PNG
Faça o teste, descubra seu perfil e solicite seu roteiro personalizado ao Blog do Feroli. Basta clicar no banner!

Algumas das estações de metrô fechadas

As razões para o fechamento de uma estação são muitos. Pouco movimento, a abertura de uma nova (e melhor) estação ou apenas razões comerciais (como a venda do espaço para a construção de um prédio.

Algumas das estações desativadas ainda estão bem preservadas e têm suas placas de sinalização bastante visíveis. Outras estações simplesmente sumiram na paisagem londrina moderna.

Apesar de não haver um número exato de estações fechadas ou abandonadas — depende da definição de “tube” ou de “abandonada”. Há quem diga que são 49 e há os que dizem que o número é bem maior.

Dentre as mais famosas e que não estão mais em operação estão a de Down Street — que ficava na linha Picadilly (entre as estações Green Park e Hyde Park Corner). Ela foi desativada em 1932, mas foi usada por Winston Churchill como bunker na Segunda Guerra Mundial.

Em 2015 ela voltou a ser usada como passagem e desde 2016, o Museu de Transportes de Londres promove excursões pela estação como parte do seu programa “Hidden London”.

 

Mas se 1932 é realmente uma data muito no passado, há estações como Aldwych/Strand (1994) e Charing Cross (1999) que foram fechadas há bem menos tempo e que ainda são usadas para filmagens — 007 Operação Skyfall teve cenas gravadas em Charing Cross.

Metrô de Londres
A estação de Aldwych/Strand ainda está lá

Homenagens de Paul McCartney ao Metrô de Londres

Em 1986 o ex-Beatle Paul McCartney fez um filme (ruim) chamado Give My Regards to Broad Street. Era um trocadilho com os títulos do filme Give My Regards to Broadway e com o nome da estação de metrô que viria a ser desativada pouco tempo depois.

No filme, uma das melhores cenas acontece quando um disfarçado Paul McCartney toca (de verdade), na entrada da estação de Leicester Square, o seu maior sucesso e ninguém o reconhece.

Metrô de Londres
Tenha descontos e descubra mais de 60 atrações em Londres com o London Pass

Vale prestar atenção aos músicos (buskers) que tocam dentro (e fora) das estações.

Paul, acredite, é um usuário frequente de trens e do metrô e em 1986 gravou o melhor clipe já feito dentro das estações. “Press” pode não ser o melhor do ex-beatle em termos musicais, mas é um bom exemplo de como mudou (pouco) o metrô de Londres.

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. Use o cupom BLOGDOFEROLI5 e ganhe um desconto exclusivo.

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *