Poucas coisas irritam mais do que ter um voo cancelado e ver outro (da mesma empresa e rota) decolando pouco tempo depois que você soube que terá que ser realocado, perdendo horas (ou dias) preciosos da sua viagem
Provavelmente você (ou alguém que você conheça) já passou por isso (isso já aconteceu muito aqui no blog). Mas, você sabe qual (ou quais) as razões para isso acontecer?
Infelizmente, as razões são muitas e vão muito além do “é por causa do tempo”. Se fosse assim, não haveria pousos ou decolagens durante tempestades, furacões ou qualquer outro imprevisto da natureza.
As principais razões para um cancelamento
Levando-se em conta que nenhuma empresa aérea gosta de cancelar voos, as razões para essa atitude precisam ser fortes.
Por exemplo, durante uma tempestade ou a ocorrência de ventos muito fortes, alguns aeroportos precisam aumentar o tempo entre os pousos e decolagens, diminuindo o número de voos.
Nessas horas, a administração do aeroporto entra em contato com as cias. e pede que eles diminuam a sua frequência de voos. Ou seja, alguma rota será prejudicada, provavelmente alguma com vários voos diários.
Outro motivo para o cancelamento são os problemas com a tripulação ou com a aeronave que não chegaram. Como as empresas aéreas trabalham com um número restrito de aviões e de funcionários, pode ser que um desses voos não consiga chegar no aeroporto onde você está.
Sendo assim, o seu voo (que deveria ser feito nessa aeronave que não chegou e/ou que traria a tripulação do seu voo) não tem como sair.
Filosofia das empresas sobre cancelamento
Um outro fator muito importante para definir o cancelamento ou não de um voo é a filosofia da empresa. Enquanto algumas cias. não têm problemas em tomar essa decisão (apesar dos transtornos para todos os envolvidos, inclusive elas) outras preferem esperar (e atrasar) o máximo possível suas decolagens e manter a grade de voos a qualquer custo.
O efeito prático dessas filosofias tem prós e contras. As empresas que preferem cancelar os voos podem sofrer com processos e reclamações dos passageiros, gastos com hotéis e alimentação, mas mantêm um bom recorde de pontualidade.
Já as cias. que preferem atrasar seus voos podem sofrer menos com gastos extras e processos, mas seus rankings de pontualidade caem muito, o que muitas vezes é (erroneamente) um fator para a escolha da compra do bilhete aéreo.
Portanto, vale a pena verificar (ou consultar alguém que possa fazer isso e entender os dados) antes de tomar qualquer decisão.
Algoritmo “cancellator” pode ser um dos inimigos
Mas não são apenas fatores humanos, naturais ou “filosóficos” os responsáveis por cancelamentos, atrasos ou realocação de passageiros. Há até um algoritmo que sugere o que deve ser feito: o cancellator.
O cancelattor (usado principalmente nos Estados Unidos) analisa os dados do sistema nacional de previsão do tempo para dizer qual voo deve ser cancelado ou atrasados. Claro que isso é apenas o início de um processo que possui muitos outros componentes.
Pior ainda é o uso da tecnologia para definir quais passageiros têm “mais valor” que os outros e devem ter preferência no caso de precisarem ser realocados para outros voos.
Há programas de computador que checam se há algum grupo indo, por exemplo, para um evento importante ou se algum passageiro frequente e que use muito as classes mais caras está presente em um voo cancelado e que “mereça” ser realocado mais rapidamente.
Em alguns casos (poucos) a presença dessa categoria de passageiro pode até mudar a decisão de cancelar um voo.
Dois anos para reclamar de um voo cancelado
A grande pergunta é: “o que fazer quando isso acontece conosco?” Bem, o primeiro passo é tentar ser realocado no primeiro voo disponível (mesmo com conexões) para o seu destino.
Caso isso seja impossível ou a solução apresentada pela empresa não seja satisfatória, a única coisa a fazer é fazer o possível para que ela ofereça estadia e alimentação (o que nem sempre acontece em casos de mau tempo).
De qualquer forma, você sempre pode pedir uma indenização por danos causados na sua viagem, principalmente se outro voo da mesma rota partiu (no horário ou não) do aeroporto, mostrando que era possível ter feito a viagem.
Portanto, tente salvar o máximo de informações possíveis sobre o que aconteceu (até mesmo fotos do quadro de pousos e decolagens vale) para que possam ser usados em um processo na Justiça.
O prazo para esse tipo de ação é (normalmente) de dois anos. No Brasil nem sempre é fácil (ou barato) entrar com esse tipo de ação e nem sempre os juízes parecem ler as reclamações dos passageiros com algum tipo de atenção, rejeitando um grande número de ações.
Lá fora, a coisa funciona de uma maneira que parece ser mais justa. É digno de nota o esforço que muitas empresas fazer para evitar que aconteçam esse tipo de reclamação chegue aos tribunais.
Parceria para ajudar nas indenizações
Para ajudar os viajantes que sofram com esse tipo de contratempo, foram criadas várias empresas especializadas em lutar pelos direitos dos passageiros. O Blog do Feroli fez uma parceria com a Resolvvi, um startup brasileira especialista em problemas com voos e que já conseguiu mais de R$ 6 milhões em indenizações.
O melhor é que você não precisa pagar nada caso perca a ação (a Resolvvi cobra apenas uma taxa de 30% do valor recebido no caso da ação ser bem sucedida). Além disso, a Resolvvi atua em problemas que tenham acontecido em qualquer lugar do mundo e que que apresentam escritório no Brasil.
Siga o link ou clique no banner para reivindicar os seus direitos.
Tenha um plano B no caso de um voo cancelado
Fique de olho na previsão do tempo e se prepare sempre para um plano B. Muitas vezes alugar um carro pode ser mais interessante que esperar muitas horas (ou dias) até poder seguir viagem.
E não deixe de verificar o que o seu seguro viagem pode fazer por você em um caso desses. Muitas vezes ele pode ter uma solução interessante para “salvar a sua viagem”.
RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG
(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!
(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.
(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! O Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!
(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. Use o cupom BLOGDOFEROLI5 e ganhe um desconto exclusivo.
(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.
(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!