Comemore o Dia Mundial do Rádio, celebrado em 13 de fevereiro

Comemore o Dia Mundial do Rádio, celebrado em 13 de fevereiro

12/02/2020 Off Por Fernando de Oliveira

Data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011. O rádio, desenvolvido pelo italiano Guglielmo Marconi, continua uma tecnologia relevante

O rádio é, talvez, o meio de comunicação eletrônico que se mantém relevante por mais tempo no mundo moderno. O primeiro transmissor foi desenvolvido pelo italiano Guglielmo Marconi, entre 1895 e 1896, e mudou os rumos da sociedade.

Segundo o Relatório Mundial “Repensar as políticas sociais” (2018), assistir à televisão e ouvir rádio continuam a ser atividades culturais amplamente difundidas, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.

Escolha o seu rádio na loja do Blog do Feroli no Magazine Luiza

Se renovando

Rádio antigo

O rádio já passou por várias fases (ondas curtas, AM, FM), mas continua sendo fonte para informação e entretenimento. O seu fim já foi decretado várias vezes, mas as pessoas continuam recorrendo a ele como uma fonte segura e confiável.

Não há mídia melhor para saber das informações locais com velocidade do que o rádio. Grandes empresas de mídia mantém suas emissoras ativas, apesar das várias novas tecnologias que aparecem todos os dias prometendo ser a nova grande invenção do século.

Se, antes do aparecimento da TV, o rádio era o principal motivo para que as famílias ficassem reunidas, mesmo quando a TV um produto popular o rádio continuou a ser importante para divulgar o que os mais jovens gostavam de ouvir (principalmente o rock nos anos 50 e 60).

Rádio

Sem o rádio não teríamos Elvis, Beatles ou quase tudo que ouvimos nos dias de hoje. Não é por acaso que muitos dos astros pop já tenha usado efeitos modulando os sons do rádio ou tenham feito canções citando e homenageando aquela antiga caixinha de madeira (que hoje está em todos os nossos smartphones).

Mesmo os serviços de streaming mantém rádios virtuais onde é possível ouvir canções do seu artista ou gênero favorito tendo sempre a surpresa de não saber qual será a próxima faixa executada.

Rádio Moderno

That’s Why God Made the Radio

Uma das grandes homenagens do rock ao rádio foi feita em 2012 pelos Beach Boys com o álbum (e a canção) That’s Why God Made the Radio. A faixa (escrita pelo genial Brian Wilson) faz refletir sobre o que seria da música sem o rádio.

Essa não foi a primeira e nem será a última homenagem do mundo pop ao rádio (ainda bem), mas é uma das mais inspiradas.

Para ouvir em todos os lugares

O rádio é um acompanhante perfeito para qualquer viagem, principalmente agora que podemos não só ouvir as emissoras do local onde estamos como também podemos sintonizar pela internet nossas rádios locais preferidas.

Abaixo colocamos algumas sugestões de paraísos onde a companhia do rádio não fará mal ao viajante. Sintonize e se divirta.

 

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.
(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!Rádio

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão.

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Anúncios