Um adeus para Neil Innes, o homem por trás da música dos Rutles

Innes, cantor, ator e compositor, que fez parte da Bonzo Dog Doo-Dah Band, trabalhou com o Monty Python e criou a música dos Rutles, morreu no último domingo de 2019, aos 75 anos

Neil Innes

Para não terminar 2019 com mais uma notícia triste, deixamos essa notícia para 2020 (o que não sei se foi uma boa ideia): Neil Innes, o homem por trás da música do mais importante grupo de rock de todos os tempos — The Rutles, os pre-Fab Four —morreu no dia 29 de dezembro, aos 75 anos.

Innes era um daqueles grandes talentos não muito conhecidos pelo grande público, mesmo tendo feito parte da Bonzo Dog Doo-Dah Band — banda inglesa que participou do filme Magical Mystery Tour (dos Beatles) e gravou o sucesso I’m the Urban Spaceman (gravado em 1968 e produzido por Paul McCartney) — além de ter colaborado com o Monty Python em vários dos seus projetos.

O Sétimo Python

Neil Innes teve alguns de seus momentos mais memoráveis ao lado do grupo de humoristas ingleses Monty Python. Foi dele as canções do quadro Cavaleiros da Távola Redonda e era ele o Bravo Sir Robin, do filme “Em Busca do Cálice Sagrado”. Além disso, contribuiu com a melodia de Always Look on the Bright Side of Life, do filme A Vida de Brian.

Suas contribuições foram tão importantes que ele recebeu o apelido de “Sétimo Python”, que também é o título do documentário sobre ele — “The Seventh Python” (2008).

Neil Innes
O DVD é ótimo, mas não é fácil de encontrar

Innes e os Rutles

Porém, o que deixou o nome de Innes marcado para o mundo — mais do que ter ganho um Ivor Novello songwriting award ou de ter tido seu nome incluído nos créditos de composição de uma canção do Oasis — foi ter participado e criado a música dos Rutles.

“Sou como Shakespeare, só que com canções melhores”

Os Rutles foram criados por Innes e Eric Idle como um quadro cômico que acabou evoluindo para um especial de TV e vários discos.

A banda era uma paródia aos Beatles. Uma paródia tão bem feita que George Harrison produziu o especial de TV que contava com as participações do próprio Harrison, Mick Jagger, Bill Murray, Paul Simon e Michael Palin.

A história de Ron Nasty (Neil, na pele de Lennon), Dirk McQuickly, (Eric Idle, parodiando Paul McCartney), Barry Wom (John Halsey/Ringo Starr) e Stig O’Hara (Ricky Fataar, como um indiano George Harrison) foi contada no especial All You Need Is Cash (1978).

O disco com a trilha sonora do especial é tão bom que John Lennon se recusou a devolver a cópia que recebeu para aprovação. The Rutles é uma obra prima de como recriar o som dos Beatles e ser original ao mesmo tempo. 

Clássicos

Canções como Cheese and Onions, With a Girl Like you e Doubleback Alley são daquelas canções que precisam estar nas playlists de todos que gostam de Beatles e de boa música.

Uma das suas canções (Pig in the Middle) foi usada como inspiração e base para o arranjo de Sowing the Seeds of Love, do Tears for Fears, que nitidamente foi criada pensando em I Am The Walrus, dos Beatles, sabia?

Em 1996 um segundo álbum — The Rutles Archaeology — foi lançado para aproveitar a “onda” criada pelo projeto The Beatles Anthology. Mas, para ser sincero, não foi a mesma coisa.

Os Rutles foram tão importantes na carreira de Innes que ele excursionou com o grupo até o ano passado. E olha que ele continuou com seus projetos solo como o do álbum Nearly Really (2019).

Innes vai ser lembrado sempre pelo humor e pelo grande talento. Infelizmente o mundo vai ficando cada vez mais triste.

Não tem Rutles, vá de Beatles

Se é difícil seguir os passos dos Pre-Fab Four, as pegadas dos Beatles são bem mais aparentes. Há um grande número de excursões sobre a banda (em Londres e Liverpool, principalmente) e vários museus espalhados pelo mundo.

Abaixo estão algumas dicas que a equipe do Blog do Feroli recomenda. A primeira excursão, com o guia Richard Porter, é sensacional!

 

RESERVE SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E AJUDE O BLOG

(Onde dormir) O Blog do Feroli é parceiro do Clube Hurb! Reserve aqui neste link sua hospedagem para qualquer lugar do mundo, de maneira rápida e segura. Inclusive, há opção de cancelamento gratuito, sem pagamento antecipado, bem como parcelamento em até 12x e em até dois cartões de crédito!

(Onde alugar carro) Precisa alugar um carro? Na Alamo Car Rental você consegue parcelamentos em até 12x sem juros no cartão.

BannerROTEIROS-blogdoferoli
Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

(Onde comprar ingressos) Garanta sua entrada antecipada nas atrações e evite filas! Blog do Feroli agora é parceiro do Viator, agência que oferece ingressos para as atrações, tours, passeios de bike, barcos e muitas outras opções!

(Seguro viagem) Já contratou o seguro de viagem? Antes de mais nada, faça uma contratação! O Seguros Promo parcela em até 12x no cartão. 

BANNER - perfil-de-viajante
Baixe o e-book grátis!

(Problemas após a viagem) Teve problemas com o voo ou com perda de bagagens? Entre em contato com a Resolvvi. Ela avalia o seu caso e toma as providências para que você seja ressarcido.

(Chip para celular) Saia do Brasil já com o seu chip com internet ilimitada de verdade! Com nosso parceiro Travel Mobile, você programa o chip do jeito que você precisa! E ainda ganha US$ 5 de crédito na primeira compra para os leitores do Blog do Feroli!

Ao reservar com um parceiro dos nossos links, recebemos uma pequena comissão. E você não paga nada a mais por isso. Mas ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *