Pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que 87% deles costumam não atender ligações telefônicas de números desconhecidos
Poucas coisas são tão desagradáveis e invasivas do que as chamadas cold calls — quando um número desconhecido liga e do outro lado alguém aparece oferecendo algum produto ou promoção.
O fim das ligações?
Enquanto essa prática ainda é bastante comum, a tendência é que ela diminua ou até desapareça.
Uma pesquisa da Zipwhip — empresa especializada em soluções de comunicação — mostrou que 96% dos entrevistados acham essas ligações um incômodo e que 87% deles não atendem quando veem um número desconhecido.
As cold calls podem ter seus benefícios, mas a indicação de que as pessoas não gostam desse tipo de invasão pode ser uma pista de que a prática pode ter seus dias contados.
No Brasil a tendência parece ser a mesma. O sucesso do site Não Me Perturbe, onde o consumidor pode cadastrar seus números de telefone para que não receba mais chamadas de telemarketing, é uma prova disso.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias e da entrada das redes sociais na cena econômica, pode até ser que as cold calls acabem, mas devem ser bem menos utilizadas do que são hoje.