10 queijos franceses que não dá para não provar

São mais de 2 mil tipos de queijos, mas separamos alguns imperdíveis para quem tem viagem programada para a França

A França é um país conhecido por várias coisas. São importantes museus, monumentos, ótimos vinhos, uma gastronomia de ponta e um grande número de queijos. São tantos queijos que ninguém tem certeza de quantos tipos são fabricados no país.

Queijos

 

Certa vez, o general de Gaulle disse: “Como governar um país onde existem 246 variedades de queijo?”. Bem, algumas publicações especializadas falam em mais de 2 mil variedades e é fácil encontrar em Paris uma queijaria (fromagerie) com mais de 300 tipos da iguaria.

. Imagine vencer uma maratona e receber como prêmio… seu peso em vinho!

Há livros sobre o assunto (clique na imagem e veja como é o nosso preferido) que servem como (boa) consulta, mas o importante mesmo é provar.

Queijos

Depois de várias visitas, e de provar (pelo menos) 90 variedades, o Blog do Feroli decidiu eleger os seus dez favoritos. Alguns são clássicos, outros nem tanto. Confira a seleção e, assim que puder, saboreie alguns deles, sempre com um bom vinho ou champagne.

Vale ressaltar que a maioria desses queijos não são encontrados no Brasil por conta dos métodos de produção (alguns deles, artesanais, e feitos com leite não pasteurizado). Se quiser saber onde encontrá-los em Paris, mande um e-mail que a gente te conta tudo! (blogdoferoli@gmail.com)

Aproveite esta e muitas outras dicas de viagem com os nossos roteiros personalizados. Entre em contato e encomende o seu — basta clicar no banner!

Os 10 queijos (sem ordem de preferência) eleitos pelo Blog do Feroli

Banon aux baies roses

Envolvidos em folhas de castanheira (algumas vezes de parreira), os queijos feitos originalmente na cidade da qual herdaram o nome (Banon, na região de Provence), são produzidos com leite de cabra e depois mergulhados em conhaque.

É extremamente cremoso, podendo ser consumido com uma colher ou como se fosse uma manteiga. O sabor pode ser suave ou mais acentuado (dependendo da idade do queijo) e varia também de acordo com as folhas e o conhaque utilizados.

O aux baies roses também são acrescidos de pimentas rosas e uma folha de louro, tornando o seu sabor ainda mais único. É cremoso e levemente salgado. Outro queijo que pode ser usado como uma pasta.

Filetta

Disse que não há ordem de preferência, mas o Filetta está sempre entre os preferidos. Além de visualmente lindo, esse queijo feito com leite de ovelha é imperdível. Filetta significa samambaia e, claro, este queijo vem ornamentado com uma folha da planta para lembrar a sua origem.

Sua consistência é macia (não muito mole) e o seu sabor é ácido. Alguns consideram o seu sabor e aroma um pouco fortes, mas são essas as suas principais qualidades. Para ser sincero, eu até considero o sabor suave.

Vai bem com uma geléia doce e… um vinho.

Arômes au Gêne de Marc

O nome é pomposa e faz jûs ao nosso primeiro queijo da lista feito com leite de vaca. Depois de maduro o queijo é colocado em barris com peles, sementes e talos de uva. O resultado é um sabor agridoce

Dependendo da idade do queijo a sua consistência pode ser macia ou dura (recomendo provar os mais jovens e macios).

Uma delícia!

Cendré de Vergy

Mais um feito com leite de vaca. O diferencial desse queijo é que ele é envolto por uma (deliciosa) camada de cinzas, o que lhe confere um aroma bastante peculiar.

Esse queijo curado tem um sabor doce e defumado bastante forte. É mais um que se pode comer com colher.

Mimolette

O Mimolette ou Boulle de Lille, é produzido na região da Lille com leite de vaca não pasteurizado. Sua cor laranja (forte) acontece por conta da adição de Urucum. Tem uma consistência dura, aroma frutado e sabor meio amanteigado. O melhor? Não é caro.

Fleur du Marquis

Um dos mais peculiares da lista. Esse queijo produzidos com leite de ovelha recebe a mistura de ervas e pimentas, mas seu sabor é adocicado, parecendo ter mel. O aroma é fantástico.

É daqueles para comer sozinho (sem acompanhamentos ou acompanhantes).

Figuette

Pequeno e em forma de um figo (daí o nome), vem decorado com um pouco de páprica, deixando-o muito bonito. Tem um sabor adocicado e com o leite de cabra bastante destacado.

Um queijo para ser saboreado com um vinho leve ou um champagne.

Epoisses de Bourgone AOC

Provavelmente o mais controverso da lista. O epoisses é delicioso e, reza a lenda, foi criado no século XVI por monges da vila de Epoisses (no Norte da França).

Produzido com leite de vaca, esse queijo com casca alaranjada e consistência macia tem um sabor puxado para o doce. A controvérsia vem por conta do seu aroma forte, descrito pelos franceses como o de “meias fedorentas”.

Detalhe: durante cerca de 6 semanas os queijos são lavados diariamente com uma mistura de salmoura e uma cultura de bactérias.
É bastante caro.

Sainte-Maure de Tourane AOC

Um clássico. Curado e feito com leite de cabra, o Sainte-Maure de Tourane. Os produzidos artesanalmente recebem um canudo colocado a mão no seu interior. Depois de prontos eles são polvilhados com uma mistura de sal e cinza de madeira.

Normalmente tem um sabor que parece ter “um toque de limão”. Serve para ser degustado sozinho, em uma tábua com outros queijos ou até mesmo grelhado.

Minha dica: coma sem misturar com outros queijos.

Brie trufado

Se o Sainte-Maure de Tourane é clássico, o que falar de um brie? Porém os brie trufados — que podem ser encontrados nas melhores queijarias — une o melhor do brie com o incomparável sabor das trufas brancas.

Como todos os brie, o trufado também é feito com leite de vaca e tem uma consistência mole, uma casca branca (bolor) e um sabor marcante, lembrando cogumelos e leite. O trufado, claro, tem o acréscimo de um creme com o sabor dessa iguaria caríssima.

[playbuzz-item item=”25699dcc-f215-4c9e-90a6-e2bc6465bdba” shares=”false” info=”false” wp-pb-id=”391266″]

Claro que esse post não pretende ser um guia definitivo. Falamos apenas sobre alguns queijos imperdíveis e que não são tão conhecidos. Tem algum preferido? Deixe nos comentários. Não gosta de algum da nossa lista? Deixe nos comentários, também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *