Uma boa opção de lasanha para complementar o almoço de Páscoa ou para qualquer refeição com a família
O tradicional almoço de Páscoa geralmente é uma ode ao bacalhau, mas uma boa massa sempre cai bem. Para ajudar quem estiver sem muita inspiração, posto a minha receita de lasanha de espinafre e ainda dou a opção de incrementar o prato com um pouco de vida (bacon), para as datas nas quais a carne esteja liberada.
Os acessórios
1 Travessa para lasanha
1 Processador de alimentos
1 Frigideira grande ou Wok
Ingredientes
½ Pacote de massa de lasanha
1 maço de espinafre
1/2 cebola
3 dentes de alho
Noz moscada
Sal
Azeite
Leite (+/- 500ml)
Amido de milho
Mussarela fatiada fina (200g)
Bacon (50g) – opcional
Modo de fazer (versão sem bacon)
Pegue o espinafre (lavado e seco) e leve ao processador, junto com os dentes de alho, até que fique bem picado. Corte a cebola em pequenos cubos. Coloque um fio de azeite na frigideira (fogo baixo) e despeje a cebola até ela começar a suar e então misture o espinafre.
Vá mexendo com a colher de silicone até que o espinafre comece a murchar, despeje o leite, tempere com o sal e a noz moscada e acrescente o amido de milho até que fique um pouco menos líquido — cuidado para não deixar muito cremoso. Desligue o fogo e deixa esfriar.
Montando a lasanha
Coloque uma panela com bastante água para ferver. Enquanto isso, coloque um pouco do recheio na travessa. Cozinhe a massa da lasanha aos poucos, montando cada camada na seguinte sequência: massa, recheio, mussarela.
Repita a sequência até terminar com todo o recheio (de preferência deixando na parte de cima uma camada de mussarela). Leve ao forno pré-aquecido (180?C) até que a mussarela comece a ficar gratinada. Sirva em seguida.
Um bom Vinho Verde ou um Sauvignon Blanc são ótimas opções de bebidas.
A versão com bacon
É só seguir os passos da versão com bacon. A única diferença é que você deve picar o bacon juntamente com o espinafre.