Apenas outros 10% dos brasileiros conseguem lidar com despesas inesperadas e 64% raramente têm sobras de dinheiro
E a situação econômica dos brasileiros continua demorando a melhorar. Mais uma pesquisa ao Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) — desta vez com o apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — e a mesma conclusão: a população continua sofrendo.
O novo estudo mostra que apenas 10% conseguem lidar com despesas inesperadas e 64% raramente têm sobras de dinheiro. Pior, mais da metade dos entrevistados admite não aproveitar a vida pela forma como administra seu dinheiro. Os dados são de fevereiro.
Bem-estar financeiro é maior acima dos 50
Mesmo levando em conta que quem passou dos 50 apresenta um índice maior de probabilidade de superar imprevistos financeiros o percentual ainda é altíssimo (57%). Muito disso por conta da grande dificuldade de conseguir emprego, mesmo sendo mais novo.
Além disso, segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, isso acontece porque na terceira idade, reduz-se o peso da preocupação com o futuro e os compromissos financeiros típicos da meia idade, como a aquisição de casa, carro e criação dos filhos.
Seja lá qual a razão, a conclusão é de que a coisa ainda está longe de ser considerada razoável. Culpa de quem? Cada um que tire a sua conclusão.
One Reply to “Maioria dos brasileiros vive no limite do orçamento”